Henrique Manzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Henrique Manzo
Nascimento 27 de dezembro de 1896
Morte 1982
Cidadania Brasil
Ocupação pintor

Henrique Manzo (São Bernardo do Campo, 27 de dezembro de 1896São Paulo, 1982) foi um pintor, desenhista, restaurador e cenógrafo brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Forma-se no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo em 1917, e posteriormente é aluno de Alfredo Norfini. Em 1922, participa da fundação da Sociedade Paulista de Belas Artes. Durante vários anos é professor da Escola Paulista de Belas Artes; e atua como pintor e restaurador do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (conhecido como Museu do Ipiranga). [1]

Foi retratado em um quadro do pintor Benedito José Tobias (Retrato de Henrique Manzo, óleo sobre madeira, 48 x 55 cm, s/d).

Obra como cenógrafo[editar | editar código-fonte]

Como cenógrafo, trabalhou para Ana Pavlova, Procópio Ferreira, Froes e para a Companhia Elsa Garide, além de realizar muitos gabinetes para o Conservatório Musical de São Paulo. [2]

Foi cenógrafo na célebre montagem de Amor, peça de Oduvaldo Vianna (pai), produzida pela Companhia Dulcina-Durães-Odilon.

Obra como muralista e pintor[editar | editar código-fonte]

Em 1944, auxiliado por seu irmão, fez a decoração da Igreja de São Bento em Marília.

Situação da obra[editar | editar código-fonte]

Na região do Parque Estadual do Pico do Jaraguá está o atelier e casa do pintor, onde estão guardadas mais de 150 obras do artista. Atualmente o espaço encontra-se sem manutenção e há 15 anos fechado, o que leva riscos à preservação das obras, tão importantes para a história do estado de São Paulo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Henrique Manzo na Enciclopédia Itaú Cultural» 
  2. «Henrique Manzo na Enciclopédia Itaú Cultural»