Wikipédia:Página principal/PP-13

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo à Wikipédia
A enciclopédia gratuita e aberta onde todos podem editar
Conheça melhor a Wikipédia em nossos tópicos de ajuda

ArtesCulturaCiências NaturaisCiências AplicadasCiências SociaisEsportesFilosofiaSociedade

Todas páginasPortais temáticos — Listas

Verbete em destaque

Erwin Johannes Eugen Rommel (Heidenheim, 15 de Novembro de 1891Herrlingen, 14 de Outubro de 1944). Um dos mais destacados e brilhantes oficiais do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se mundialmente famoso por sua intervenção na África do Norte entre 1941 e 1943, no comando do "Afrika Korps", um destacamento do exército alemão destinado a auxiliar as forças italianas que então batiam em retirada frente ao exército britânico. Por sua audácia e domínio das táticas de guerra com blindados, granjeou o apelido de "A Raposa do Deserto", sendo temido e respeitado por seus comandados e também por seus inimigos.

Rommel nasceu em Heidenheim, a aproximadamente 450 km de Ulm, no estado de Vurtemberga, sendo batizado em 17 de Novembro de 1891. Ele foi o segundo filho do professor protestante Erwin Rommel, reitor de escola secundária em Aalen, e Helene von Luz, filha de um proeminente dignitário local. O casal teve ainda outros três filhos, dois meninos, Karl e Gerhard, e uma menina, Helene. Aos catorze anos, Rommel e um amigo construíram um planador em tamanho natural que podia voar, embora não muito longe. O jovem Rommel desejava se tornar um engenheiro aeronáutico, mas devido às insistências do pai, ele ingressou no 124º Regimento de Infantaria de Vurtemberga como cadete de oficial em 1910 e, logo depois, foi enviado à Escola de Cadetes em Danzigue.

Verbete em destaque

Dá-se o nome de Revolução Russa ao conjunto das duas revoluções que levaram à derrocada do regime czarista na Rússia (Revolução de Fevereiro/Março) e, em seguida, à instalação de um regime comunista (Revolução de Outubro/Novembro). As duas revoluções de 1917 são o culminar de um longo e violento processo de revolta na Rússia, onde a agitação social tinha-se tornado comum; segundo Orlando Figes, nos últimos 20 anos do regime dos czares, mais de 17000 pessoas tinham sido mortas ou feridas em conflitos sociais.

Ficheiro:Soviet Union, Lenin (55).jpg
Lenin em discurso

A Revolução Russa foi um dos acontecimentos históricos mais importantes ocorridos durante os anos da Primeira Guerra Mundial. Em finais de 1917 a Rússia decidiu retirar-se da guerra contra a Alemanha e os seus aliados. A Revolução vinha ameaçar de ruptura a ordem sócio-econômica capitalista, que se espalhava pelo Mundo através da penetração comercial, financeira e política das grandes potências européias e, subsidiariamente, dos Estados Unidos. Com a Revolução de 1917, surgia uma proposta concreta de estruturação da nova ordem socialista (inspirada nas teorias de Marx e Engels), que se opunha frontalmente à ordem liberal capitalista predominante no mundo.

A partir de 1917, a Rússia, guiada pela ideologia socialista, caminhou no sentido de se transformar numa das mais importantes potências mundiais, em condições de rivalizar, em muitos setores, com os Estados Unidos, um dos líderes do mundo capitalista.

Projetos paralelos

A Wikipédia existe graças à entidade sem fins lucrativos Wikimedia Foundation. A Wikimedia opera vários projetos em diversas línguas, sempre com conteúdo livre. Se a Wikipédia ou algum de seus projetos paralelos lhe é útil, por favor considere a possibilidade de fazer uma doação. Doações são utilizadas principalmente para comprar novos equipamentos e alocar recursos para novos projetos.
Meta-Wiki
Coordenação dos projetos
Wikimedia Commons
Banco de imagens, sons e vídeos
Wikcionário
Dicionário em várias línguas
Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias
Fonte de notícias livre
Wikiquote
Coletânea de citações
Wikisource
Documentos originais livres
Wikispecies
Diretório de espécies

Wikipédia em outros idiomas

Wikipédias com mais de 100.000 artigos:
Deutsch (Alemão) – Français (Francês) – English (Inglês) – Italiano – 日本語 (Japonês) – Nederlands (Neerlandês) – Polska (Polaco) – Português – Svenska (Sueco)

Wikipédias com mais de 10.000 artigos:
العربية (Árabe) – Български (Búlgaro) – Català (Catalão) – 中文 (Chinês) – 한국어 (Coreano) – Hrvatski (Croata) – Dansk (Dinamarquês) – Slovenčina (Eslovaco) – Slovenščina (Esloveno) – Español (Espanhol) – Esperanto – Eesti (Estoniano) – Suomi (Finlandês) – Galego – עברית (Hebreu) – Magyar (Húngaro) – Lietuvių (Lituano) – Ido – Bahasa Indonesia (Indonésio) – Bahasa Melayu (Malaio) – Norsk (Norueguês) – Nynorsk (Novo norueguês) – Română (Romeno) – Русский (Russo) – Српски (Sérvio) – Česká (Tcheco) – Türkçe (Turco) –

Українська (Ucraniano)