Wikipédia:Residência WMPT na FCSH
Residência WMPT na NOVA FCSH
[editar código-fonte]Página da residência wikimedista na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).
É a primeira residência de wikimedistas em Portugal, uma parceria entre a Wikimedia Portugal (WMPT) e a NOVA FCSH.
Esta página foi mantida pela wikimedista em residência, Rute Correia. A residência decorreu de Março de 2022 a Junho de 2023.
O que é um Wikimedista em Residência?
[editar código-fonte]O wikimedista em residência (WiR) é um elo de ligação entre o universo Wikimedia e a instituição de acolhimento. O conceito foi inicialmente proposto por llywrch em 2006, ancorado numa ideia semelhante à de um artista em residência Em 2010, arrancaram vários programas-piloto e, no ano seguinte, forma incorporados wikimedistas em múltiplas organizações.
A atividade dos WiR tende a desenvolver-se em ambientes GLAM (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), mas também em universidades e outro tipos de instituições ligadas à divulgação de conhecimento. O trabalho do WiR está largamente dependente dos objetivos e necessidades da instituição de acolhimento, podendo passar por tarefas tão distintas quanto: digitalização de acervos, conciliação e partilha de catálogos, melhoria de conteúdos ligados às coleções, formação na utilização das plataformas Wikimedia, integração de ferramentas Wikimedia em currículos educativos, etc.
Por que faz sentido esta junção entre Wikimedia e a Academia?
[editar código-fonte]Ambas estão alinhadas na missão de sistematizar, divulgar e democratizar o conhecimento. As universidades são os maiores pólos de produção de ciência; as várias plataformas Wikimedia são, hoje, o maior motor de disseminação de conhecimento no mundo inteiro.
Em 2017, Melissa Highton, diretora de aprendizagem e serviços web na Universidade de Edimburgo, explicava as vantagens e quase o imperativo de ter um wikimedista residente na universidade. Tal como uma universidade, o universo Wikimedia é particularmente intrincado: tem múltiplas plataformas, com propósitos distintos, estruturas de governança e mecanismos de decisão específicos a cada comunidade. Sendo uma estrutura essencialmente horizontal, existem algumas hierarquias (sobretudo no que respeita a privilégios de administração e moderação), cujos requisitos também diferem entre comunidades. Cada plataforma Wikimedia é alimentada por inúmeras micro-comunidades autónomas entre si. A informação tende a estar dispersa e nem sempre é claro quem são os pontos de contacto ou, até, qual a própria estrutura de organização.
Assim, apesar do potencial da integração de plataformas ou ferramentas Wikimedia no contexto académico, conhecer o ecossistema é um processo complexo e demorado, o que significa que a sua utilização pode levar a uma sobrecarga (ainda maior) de pessoal docente e investigadores que as queiram usar.
Quais os objetivos desta residência wikimedista na NOVA FCSH?
[editar código-fonte]Nos primeiros meses, o foco está no apoio técnico especializado a projetos de investigação da faculdade que já usam ferramentas Wikimedia. A médio e longo prazo, será desenvolvido um trabalho de divulgação das plataformas e ferramentas Wikimedia alargado à comunidade da FCSH em todas as suas vertentes (investigadores, docentes, alunos, staff); inclui sessões de formação genéricas ou dirigidas a determinados grupos, outros eventos e apoio a projetos específicos.
O plano de trabalhos proposto pela WMPT está assente sobre os dois eixos principais:
- Apoio no desenvolvimento de projectos de investigação que já utilizam ferramentas do universo Wikimedia;
- Desenvolvimento de comunidade Wikimedia na NOVA FCSH