Wikipédia:Residência WMPT na FCSH/Projetos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página resume parte do trabalho desenvolvido na residência, detalhando alguns pormenores sobre os projetos mais alargados.

Página principal da plataforma eViterbo

A plataforma eViterbo é o principal resultado/produto do TechNetEMPIRE, um projeto de investigação financiado pela FCT que pretende analisar as redes técnico-científicas da engenharia e arquitetura durante o período do Império Colonial Português. O projeto é liderado pelas investigadoras Alice Santiago Faria e Renata Malcher de Araújo, ambas afiliadas do CHAM - Centro de Humanidades (uma unidade de investigação da NOVA FCSH e da Universidade dos Açores), e conta, ainda, com o apoio do lab2pt da Universidade do Minho e do IEETA da Universidade de Aveiro. O eViterbo contém, igualmente, conteúdo produzido por outros dois projetos de investigação em História, nomeadamente C.1892 e DRESS.

O eViterbo é uma plataforma multifacetada, que combina a vertente enciclopédica de uma instalação habitual de MediaWiki com uma base de dados, ligados e estruturados, assente sobre a suite Wikibase. Ao que foi possível apurar até ao momento, é uma plataforma pioneira, cruzando estas duas vertentes em produção para fins académicos.

O apoio da residência a este projeto assenta sobre os seguintes eixos:

  1. melhorias técnicas, com foco na correção de erros informáticos e de sistema
  2. revisão da ontologia e remodelação de dados
  3. documentação do sistema, das melhorias efetuadas

Os trabalhos com o eViterbo continuarão no futuro, com o apoio da Wikimedia Portugal na criação de um eViterbo 2.0.

Wiki Loves Música Portuguesa[editar código-fonte]

A iniciativa é organizada em colaboração com a NOVA FCSH e conta com o apoio da Antena 1.

Wiki Loves Música Portuguesa é uma iniciativa com vista à melhoria do conteúdo sobre música portuguesa nas múltiplas plataformas Wikimedia, incluindo a Wikipédia, a Wikimedia Commons e a Wikidata. A campanha arrancou em novembro de 2022, ancorada na residência. Dentro da Wikipédia, potenciou a recuperação do Wikiprojeto Música Portuguesa, previamente inativo desde 2014.

No âmbito da residência, a campanha manteve pelo menos um evento de edição mensal ancorado na NOVA FCSH, organizado com a colaboração de unidades ou grupos de investigação interessados. Foram, ainda, realizados dois encontros temáticos presenciais, um em articulação com o Arquivo José Mário Branco e outro com o grupo de investigação Eurovisions, que incluíram momentos de formação e edição na Wikipédia.

Dentro deste escopo, nos últimos meses, avançaram trabalhos de carregamento de conteúdo de vários projetos de investigação ligados à Ciências Musicais, nomeadamente:

Ainda na fase inicial, estas parcerias terão continuidade no futuro.

Materiais de referência[editar código-fonte]

Infraestrutura ROSSIO[editar código-fonte]

Captura de ecrã do registo do Teatro Nacional D. Maria II dentro da infraestrutura ROSSIO.

Durante a residência, foi desenvolvido um trabalho de colaboração com a Infraestrutura ROSSIO para a sua integração na plataforma Wikidata, ligando a cultura portuguesa à nuvem de vocabulários controlados dos dados interligados. Neste sentido, o ROSSIO ID foi proposto e aprovado como identificador externo de referência. A relação entre o ROSSIO e o Wikidata é bilateral, uma vez que os vocabulários controlados providenciados pelo ROSSIO já apresentavam o Wikidata enquanto identificador de desambiguação de registos (ver entrada do Teatro Nacional D. Maria II no ROSSIO).

A Infraestrutura ROSSIO agrega, e disponibiliza em acesso aberto, conteúdo proveniente de museus e múltiplas instituições culturais e educativas, sendo um recurso único no âmbito das artes, humanidades e ciências sociais - em português e com foco em Portugal. Coordenado pela NOVA FCSH, o consórsio congrega variadas entidades, nomeadamente: o Arquivo Histórico da Marinha, o Arquivo Municipal de Sintra, o Arquivo Nacional do Som, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, a Direção de História e Cultura Militar, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Direção-Geral do Património Cultural, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Teatro Nacional D. Maria II e a Universidade de Coimbra.

Semana do Acesso Aberto & 10 Anos de Wikidata[editar código-fonte]

Cartaz do evento 10 Anos de Wikidata

A residência garantiu cerca de 70% da programação da Semana Internacional do Acesso Aberto 2022, na NOVA FCSH, aproveitando a oportunidade para comemorar igualmente o 10º aniversário da plataforma Wikidata. Esta comemoração assegurou um dia inteiro de atividades ligadas à plataforma, com vários oradores convidados. A maioria das sessões foi gravada e disponibilizada no canal de YouTube da Wikimedia Portugal. A residente garantiu a organização de duas outras sessões: uma sobre direito de autor e licenças Creative Commons, com a Teresa Nobre, e outra sobre a integração das plataformas Wikimedia no contexto do ensino superior, dada por Ewan McAndrew.

Estes eventos totalizaram mais de oito horas de divulgação e formação dedicada, tendo acumulando cerca de 35 participantes.

Oficinas de Verão Wikimedia 2022[editar código-fonte]

Cartaz das Oficinas de Verão Wikimedia

A dinamização de atividades de formação é um dos eixos da residência Wikimedia na NOVA FCSH. O ciclo de oficinas de verão Wikimedia pretendia dar uma visão abrangente das possibilidades das plataformas Wikimedia nos contextos académico e de investigação. Assim, o público-alvo das formações era a comunidade da NOVA FCSH. No entanto, todas as sessões foram abertas ao público em geral, ampliando o potencial de divulgação das plataformas.

A escolha por sessões para principiantes deveu-se à perceção de que existe um desconhecimento generalizado sobre o funcionamento e as potencialidades das plataformas Wikimedia no seio da comunidade NOVA FCSH. Para facilitar a organização e comunicação, as sessões decorreram online, semanalmente às quartas-feiras, pelas 15 horas. Todas as sessões foram preparadas e ministradas pela Wikimedista em Residência, Rute Correia, seguindo o calendário abaixo:

Balanço[editar código-fonte]

Cada uma das sessões teve pelo menos 40 inscritos (mínimo 43 inscrições, máximo 52). Dois terços dos inscritos inscreveram-se em mais do que uma sessão, sendo que um total de 25 pessoas inscreveram-se nas quatro sessões. Em média, cada sessão teve 20 participantes.

Os inquéritos foram preenchidos por uma minoria, oscilando entre um quarto e metade dos participantes por sessão. A avaliação foi bastante positiva: a maioria dos inquiridos respondeu “muito satisfeita”, no grau de satisfação global de cada sessão. A segunda resposta mais frequente foi “satisfeita” e houve uma resposta “neutro”. Não houve respostas com classificação negativa (“insatisfeito” ou “nada satisfeito”).