Wikipédia:Wikipédia como ferramenta de ensino-aprendizagem na Universidade/O Projeto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Projeto Wikipédia como ferramenta de ensino e aprendizagem na Universidade é um projeto de capacitação e acompanhamento de docentes e discentes em suas atividades acadêmicas na Wikipédia e no Wikimedia Commons. Ele surge de nossas experiências prévias como facilitadoras na utilização pedagógica da Wikipédia em ambiente universitário, desenvolvidas desde 2015. No início de 2022, docentes da UNIRIO, da UFRJ e da UFPel, entraram em contato conosco e demonstraram o interesse de conhecer mais sobre a Wikipédia e o Wikimedia Commons. De forma a disponibilizar o auxílio requisitado, iniciamos esta proposta de acompanhamento específico relativo às atividades docentes e discentes no intuito de contribuir para experiências pedagógicas de sucesso e duradouras em plataformas de conhecimento livre e colaborativo na Universidade.


Confira um pouquinho de como atuamos para alcançar esses objetivos:

  • Micursos de capacitação e desenvolvimendo técnico-editorial-estrutural de acordo com níveis de experiência do grupo, tanto professores quanto alunos e alunas, com módulos de ensino básico, intermediário e avançado.
  • Criação e monitoramento de página oficial da disciplina ou Projeto de Extensão na Wikipédia e no Programs and Events Dashboard.
  • Monitoramento contínuo de todos os discentes e todas as discentes envolvidos na atividade proposta, com o intuito de evitar edições precárias, promover a retenção e intermediar o envolvimento dos alunos com a comunidade.
  • Correção individual de cada um dos textos produzidos em página de testes com apontamentos de caráter técnico-editorial-estrutural.
  • Disponibilização de atendimento semanal em horário estipulado, com possibilidade de agendamento prévio individual ou em grupo em horários alternativos.
  • Orientação individual para a publicação dos verbetes em domínio principal.
  • Encaminhamentos e orientações necessárias ao carregamento de imagens com licenças livres no Wikimedia Commons e via VRTS.
  • Criação e manutenção de um grupo no WhatsApp para facilitar o contato direto com os discentes e as discentes da disciplina ou Projeto de Extensão.
  • Desenvolvimento de estratégias e ferramentas de implementação necessárias aos objetivos de alcance e público-alvo apresentados.
  • Orientação e capacitação para a realização de maratonas de edição presenciais.
  • Criação de formulário de feedback para os docentes, ao final do semestre, com o intuito de avaliar a qualidade do acompanhamento.


Projetos de Extensão Universitária

Projeto de Extensão História Ambiental para Todos[editar código-fonte]
Flávia Varella e Bruno Buccalon no WikiCon Brasil 2022.


Responsáveis: Profª. Drª. Lise Sedrez e Me. Bruno Buccalon

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratório de História e Natureza

Nosso acompanhamento: Em 2022, os integrantes do Laboratório de História e Natureza escolheram melhorar de forma coletiva o verbete História Ambiental na Wikipédia lusófona, com a pretensão de transformá-lo em artigo bom ao final do processo. Diante desse objetivo, auxiliamos os envolvidos a ampliarem o conhecimento que possuíam sobre a Wikipédia e direcioná-los para discussões importantes relativas aos critérios necessários para um verbete ser eleito como bom pela comunidade wikimedista.

Período de acompanhamento: 12 de abril de 2022 - atual

Saiba mais: Página oficial do Projeto História Ambiental para Todos na Wikipédia.


Projeto Wikidesign: métodos de pesquisa em história do design para a Wikipédia[editar código-fonte]
Ministração de oficina de capacitação durante a primeira maratona de edição do Projeto WikiDesign em 2022.


Responsável: Prof. Dr. Guilherme Altmayer

Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial

Nosso acompanhamento: O Projeto Wikidesign busca utilizar metodologias colaborativas para a realização de pesquisas com a finalidade de produzir verbetes enciclopédicos sobre história do design e cultura material. Em 2022, auxiliamos, através de acompanhamento contínuo estratégico, na organização de eventos presenciais, como maratonas de edição, buscando contribuir para o desenvolvimento de propostas inovadoras decorrentes do envolvimento com a Wikipédia enquanto plataforma colaborativa e de divulgação científica.

Período de acompanhamento: 16 de agosto de 2022 - atual

Saiba mais: Página oficial do Projeto Wikidesign na Wikipédia.


Disciplinas de graduação

História do Design no Brasil[editar código-fonte]


Responsável: Prof. Dr. Guilherme Altmayer

Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial

Nosso acompanhamento: Em 2022, os discentes matriculados na disciplina de História do Design no Brasil, que já cursaram a disciplina de História do Design II em 2021.1 com o Prof.º Guilherme e já conhecem a Wikipédia, vão se aventurar em uma nova proposta de trabalho com a enciclopédia digital. O que será que irá acontecer neste semestre?

Período de acompanhamento: Início em 19 de outubro de 2022

Saiba mais: Página oficial do Projeto Wikidesign na Wikipédia.


História do Design I[editar código-fonte]


Responsável: Prof. Dr. Guilherme Altmayer

Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial

Nosso acompanhamento: Em 2022, os discentes matriculados na disciplina de História do Design I são os calouros do curso de Design, recém chegados à UERJ. Será que a Wikipédia será uma boa introdução ao meio acadêmico e à pesquisa na universidade? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos dessa história.

Período de acompanhamento: Início em 19 de outubro de 2022

Saiba mais: Página oficial do Projeto Wikidesign na Wikipédia.


História do Design II[editar código-fonte]


Responsável: Prof. Dr. Guilherme Altmayer

Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial

Nosso acompanhamento: Em 2022, os discentes matriculados na disciplina de História do Design II desenvolveram conteúdos relacionados ao design e à cultura material na Wikipédia, como avaliação final da disciplina. Neste caso, nosso acompanhamento foi focado em iniciar discentes nas técnicas de pesquisa e redação de texto na Wikipédia, monitorar o desenvolvimento do conteúdo nas páginas de teste de cada estudante, promovendo, assim, um relacionamento estreito durante a aprendizagem. Além disso, nosso trabalho também contemplou a criação e desenvolvimento de instrumentos de avaliação do conteúdo produzido no âmbito da disciplina.

Período de acompanhamento: 16 de agosto de 2022 - 30 de outubro de 2022

Saiba mais: Página oficial do Projeto Wikidesign na Wikipédia.


Artes Técnicas e Filosofia da Arte e da Cultura[editar código-fonte]


Responsável: Profª. Drª. Thays Tonin

Instituição: Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes

Nosso acompanhamento: Em 2022, os discentes editaram verbetes na Wikipédia relacionados à teoria, história e crítica da arte, ajudando a construir conteúdo sobre artistas brasileiros, com foco na diminuição das lacunas de gênero, raça e sexualidade na enciclopédia livre. A atividade de edição fez parte da avaliação final da disciplina. No acompanhamento, o objetivo foi iniciar discentes nas técnicas de pesquisa e redação de texto na Wikipédia, direcionando o desenvolvimento do conteúdo nas páginas de teste de cada estudante, promovendo, assim, um relacionamento estreito durante a aprendizagem das técnicas editoriais e a disseminação do conhecimento produzido dentro da Universidade. Além disso, também trabalhamos com orientações pontuais à docente, aos alunos e às alunas sobre como carregar imagens no Wikimedia Commons, questões de licenciamento de multimídias e pedidos de autorização via VRTS.

Período de acompanhamento: 25 de abril de 2022 - 26 de agosto de 2022

Saiba mais: Página oficial do Projeto Arquivos e Acervos na Wikipédia.


Disciplinas de pós-graduação

Seminário Tópico Especial em Gêneros de Música Popular no Brasil[editar código-fonte]


Responsável: Profª. Drª. Martha Ulhôa
Na imagem, parte da turma de Gêneros de Música Popular no Brasil em aula síncrona.

Instituição: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música

Nosso acompanhamento: Os matriculados na disciplina ampliaram verbetes na Wikipédia relacionados aos temas de suas pesquisas na Pós-Graduação como parte da avaliação final da disciplina. Neste caso, nosso acompanhamento buscou iniciar os discentes em técnicas de pesquisa e redação de texto na Wikipédia, direcionando-os para a escolha de verbetes apropriados sobre gêneros musicais, músicos, musicistas e práticas musicais chancelados pela docente responsável pela disciplina.

Período de acompanhamento: 19 de abril de 2022 - 05 de agosto de 2022

Saiba mais: Página oficinal da disciplina na Wikipédia.