Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/IK Pegasi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As dimensões relativas de IK Pegasi A (esquerda), B (centro abaixo) e o Sol (direita).
As dimensões relativas de IK Pegasi A (esquerda), B (centro abaixo) e o Sol (direita).

IK Pegasi (ou HR 8210) é um sistema estelar binário, na constelação de Pegasus. Encontra-se a uma distância de aproximadamente 150 anos-luz do Sistema Solar, e possui luminosidade suficiente para ser observado a olho nu da Terra.

A estrela primária (IK Pegasi A) pertence à sequência principal e tem classe espectral A, que mostra pulsações menores de luminosidade. Está classificada como uma estrela variável Delta Scuti, e tem um ciclo periódico que se repete 22,9 vezes ao dia. Sua companheira (IK Pegasi B) é uma anã branca massiva que expandiu-se da sequência principal e deixou de gerar energia por fusão nuclear. Orbitam em torno do centro de massa do sistema, completando uma volta a cada 21,7 dias, com uma separação média de 31 milhões de quilômetros, ou 0,21 unidades astronômicas (U.A). Sua órbita é menor do que a de Mercúrio ao redor do Sol.

IK Pegasi B é a candidata mais próxima que se conhece a gerar uma supernova. Quando a estrela primária evoluir para uma gigante vermelha, espera-se que seu raio provoque um processo de acrescentamento da anã branca à gigante em expansão. Quando a anã branca atingir o limite de Chandrasekhar, de 1,44 massa solar, explodirá em uma supernova tipo Ia. (leia mais...)