World Academy of Art and Science

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A World Academy of Art and Science (WAAS) ou Academia Mundial de Arte e Ciência é uma organização científica não governamental internacional, uma rede global de cerca de 800 bolsistas individuais de mais de 90 países. Os bolsistas são eleitos por realizações distintas nas ciências, artes e humanidades.

História[editar | editar código-fonte]

A ideia de fundar a Academia e um conjunto de associações mundiais de cientistas e jovens cientistas e jornalistas científicos foi proposta em um artigo da revista Time em 10/01/1938 pelo filósofo Etienne Gilson na década de 1940.

A ideia foi ecoada na década de 1950 pelos principais cientistas que estavam preocupados com o potencial de uso indevido de descobertas científicas. A Academia foi organizada em dezembro de 1960 com o objetivo de criar uma associação mundial informal das mais altas normas e padrões científicos e éticos.[1]

Originalmente estabelecido em Genebra, Suíça, em 1960,[2] em 2011, a WAAS foi incorporada como uma organização sem fins lucrativos no Estado da Califórnia, EUA. A Academia mantém escritórios em Napa, Califórnia; Zagreb, Croácia; Bucareste, Romênia; e Pondicherry, Índia. Tem uma divisão especial para o Sudeste da Europa.

Referências

  1. «Ivo Slaus president of the world academy of art & science». English.republika.mk. 24 de dezembro de 2013 
  2. «World Academy of Art & Science». www.mssresearch.org 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]