Xana Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xana Carvalho
Informação geral
Nascimento 28 de outubro de 1981 (42 anos)
Origem Alcântara, Lisboa
País Portugal Portugal
Ocupação(ões) cantor

Xana Carvalho (nascida como Alexandra Carvalho, Alcântara, Lisboa, 28 de Outubro de 1981) é uma cantora portuguesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Xana Carvalho é filha do cantor António Rosa e de Arcângela, professora de artes. Participou em 1996, do programa de televisão "Cantigas da Rua". Em 1998 imitou Leah Andreone, com o tema "It's allright, It's ok", no programa "Chuva de Estrelas". Foi convidada pelo maestro José Marinho a participar no programa "Parque Maior", onde cantou o tema "Canção do Engate" de António Variações.

Em 2000 gravou o seu primeiro trabalho discográfico, intitulado "Agitação, Paixão", através da editora Lusosom. Promoveu o disco em programas como Praça da Alegria, Big Show Sic, Terreiro do Paco, Tic Tac Milionário, Noites Marcianas, Reis da Música Nacional, Às 2 por 3 e Sic 10 Horas. Na tabela de Vendas Nacional, do programa "Made In Portugal" atingiu o sexto lugar. O disco atingiu o galardão de Disco de Prata. Os temas em maios destaque foram "Mágoa", "Agitação", "Paixão" e "Lua Inocente".

Em 2002 foi editado CD "Dançar Sozinha" que contou com a colaboração de Ricardo Landum. Os singles promovidos foram "Dançar Sozinha" e "Um Herói Chamado Amor". Em 2004 faz uma pausa na sua carreira para dar lugar ao seu grande sonho, a maternidade, tendo assim a sua filha, Leonor.

Em 2005, juntamente com António Calvário, apadrinhou a marcha popular dos Olivais, que desfilou na Avenida da Liberdade em Lisboa.[1] Em 2006 inicia uma fase dramática da sua vida pois o seu marido, João Ferreira, militar da Guarda Nacional Republicana, foi baleado com um tiro de caçadeira na cabeça. Após este violento episódio, a cantora faz uma pausa na sua carreira artística.

Em 2012 regressa com os êxitos: "Abraça-me Forte", "Eu sou assim", "Eu amo-te" e "Esta noite vai ser", que a lançam novamente para os palcos e torna-se presença assídua em vários programas de televisão.

Em 2013 é editado o disco "Lady Latina" influenciado pelos ritmos envolventes de kizomba, reggaeton e latino urbano. "All Night Long", "Latina" e "Tens que ser meu" são os temas de eleição. Em 2015 lança o CD "Tudo Ou Nada".

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Agitação, Paixão (CD, Lusosom, 2000)
  • Dançar Sozinha (CD, 2002)
  • Eu Sou Assim (CD, Will Records, 2012)
  • Lady Latina (CD, 2013)
  • Tudo Ou Nada (CD, Pais Real, 2015)

Referências

  1. «Diário de Notícias online». Consultado em 30 de agosto de 2007. Arquivado do original em 20 de dezembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]