Xavier Villaurrutia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xavier Villaurrutia
Xavier Villaurrutia
Nascimento Xavier Villaurrutia González
27 de março de 1903
Cidade do México
Morte 25 de dezembro de 1950 (47 anos)
Cidade do México
Cidadania México
Ocupação escritor, poeta, dramaturga, roteirista, ensaísta, narrador

Xavier Villaurrutia (1903-1950) foi um poeta e dramaturgo mexicano, que ficou conhecido pelos seus dramas teatrais curtos denominados Autos profanos, compilados na obra Poesía y teatro completos de 1953.

Villaurrutia colaborou com a revista literária Mexicana Contemporános de 1928 a 1931 e foi fundador do primeiro teatro experimental no México. Entre as fontes de inspiração do poeta contam-se a obra de Ramón López Velarde e de vários outros poetas Mexicanos, em particular Alí Chumacero.

Obra[editar | editar código-fonte]

As obras mais notáveis de Villaurrutia incluem os seus escritos em poesia que se iniciam com Reflejos (1926) e Nocturnos (1933). A poesia de Villaurrutia ficou mais densa e carregada com o passar dos anos, como sugerem os títulos das suas obras: Nostalgia de la muerte (1938) e Décima muerte (1941), não sendo óbvio se tal se deveu ao aumento da instabilidade na Europa com o aproximar da Segunda Guerra Mundial ou simplesmente ao envelhecimento do poeta. A crescente preocupação com a morte de Villaurrutia atingiria o climax com a sua peça de 1941, Invitación a la muerte. A última obra de Villaurrutia seria publicada postumamente em 1953, com o título Poesía y teatro completos, uma colectânea da sua obra incluindo os Autos profanos.

Prémio Xavier Villaurrutia[editar | editar código-fonte]

O prémio Xavier Villaurrutia foi instituído em 1955 e destina-se a distinguir obras literárias publicadas no México, sendo patrocinado pelo Consejo Nacional para la Cultura y las Artes desde 1991.[1]

Referências

  1. (em castelhano) El Premio Xavier Villaurrutia Arquivado em 9 de janeiro de 2007, no Wayback Machine.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]