Xikunahati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Xikunahati, também chamado de xikunahity e pronunciado zikunahaty, hiara ou futebol de cabeça e, é um esporte tradicional indígena, praticado pelos povos Parecis, Iranxes, Mamaindês e Enawenê-Nawês, de Mato Grosso[1][2].

Regras[editar | editar código-fonte]

O xikunahati é disputado por duas equipes, formadas por seis a 12 jogadores. Cada equipe fica de um lado do campo, de tamanho próximo ao de um campo de futebol, e não é permitido ultrapassar a linha divisória. Utiliza-se uma bola feita de seiva de mangabeira, e só é permitido tocá-la com a cabeça.

O objetivo, como no vôlei, é lançar a bola para o campo adversário de forma a impedir que a outra equipe consiga devolvê-la. As equipes perdem pontos se deixarem a bola ultrapassar o limite do campo ou se um jogador tocar nela com outra parte do corpo que não seja a cabeça[3].

Tradição[editar | editar código-fonte]

Os índios paresi atribuem a criação do esporte a Wazare, uma entidade mitológica. Foi ele quem distribuiu o povo paresi pelas suas terras e, antes de voltar a seu mundo, celebrou uma grande festa. Durante essa comemoração, Wazare mostrou que é a cabeça que comanda o corpo, e poderia também ser usada para demonstrar habilidades físicas, e assim criou o xikunahati.

Tradicionalmente, o esporte era praticado em ocasiões especiais, como festas da primeira colheita e cerimônias de iniciação. Nas disputas entre aldeias, havia apostas em que a equipe vencedora poderia ganhar armas, animais, diversos objetos e até mulheres[4].

Xikunahati hoje[editar | editar código-fonte]

O esporte era exclusivo dos paresi até 1999, quando foi disputada uma partida nos II Jogos dos Povos Indígenas, em Guairá. Dois anos depois, em Campo Grande, uma equipe enawenê-nawê enfrentou os paresis na quarta edição do evento.

O xikunahati foi uma das modalidades esportivas nos Jogos Mundiais Indígenas de 2015.

Referências

  1. Jogos dos Povos Indígenas. Secretaria de Educação do Paraná
  2. Xikunahity - Futebol de cabeça Arquivado em 23 de setembro de 2015, no Wayback Machine.. Tribos Indígenas Brasileiras
  3. Futebol cabeça. Povos Indígenas no Brasil, 17 de novembro de 2006
  4. Xikunahity Arquivado em 11 de julho de 2015, no Wayback Machine.. Mato Grosso e seus municípios