Yamada Clube de Belém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Yamada
YamadaC.gif
Nome Yamada Clube de Belém
Alcunhas Rubro-Negro Nipônico, Agremiação Nipônica
Fundação [nota 1]
Estádio Sem estádio
Presidente Brasil Hirochi Yamada
Treinador Brasil
Patrocinador Y. Yamada
Competição Inativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Yamada Clube de Belém é um clube de futebol brasileiro da cidade de Belém, capital do estado do Pará[1]. Atualmente encontra-se licenciado das competições promovidas pela Federação Paraense de Futebol.

História[editar | editar código-fonte]

Formado por funcionários da rede de lojas Y. Yamada, estreou profissionalmente em 1959, jogando a Segunda Divisão estadual, onde foi campeão ao vencer a União Sportiva por 4 a 1.

Sua primeira participação na primeira divisão foi em 1960, e jogou também o estadual de 1961. Posteriormente, o Yamada se ausentou das competições por 25 anos, regressando aos gramados em 1986, disputando novamente a segunda divisão. Mesmo sem ter chegado à decisão, recebeu convite para jogar a primeira divisão em 1987, ano em que viveu altos e baixos com a FPF.

Tendo como principal jogador o meia-esquerdo Moisés Miranda, o Rubro-Negro Nipônico fez uma campanha razoável (19 pontos, com 7 vitórias, 5 empates e 13 derrotas), alcançando a 7ª colocação. A direção do Yamada não ficou agradada com a FPF, acusando os árbitros de prejudicar o clube, e tomou uma decisão drástica: retirou a agremiação das competições promovidas pelo órgão, situação que permanece até hoje.

Suas cores, inicialmente, eram vermelho e branco, que deu lugar ao preto após voltar ao profissionalismo.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Uniforme 1
Camisa com listras horizontais vermelhas e pretas (anteriormente, vermelhas e brancas), calção branco e meias vermelhas;
Uniforme 2
Camisa branca com uma faixa horizontal dividida em preto e vermelho, calção vermelho e meias vermelhas.

Participações no Campeonato Paraense[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. Há uma controvérsia sobre o ano de fundação do Yamada: o pesquisador Sérgio Mello, em seus registros, diz que o clube foi fundado em 1961; outras fontes garantem que a agremiação foi criada em 17 de outubro de 1973.

Referências

  1. Futebol Nacional (10 de junho de 2018). «Yamada/PA». Futebol Nacional. Consultado em 10 de junho de 2018. 
  2. http://www.futebolnacional.com.br/infobol/participationfederation.jsp?state=PA&country=BR
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.