Predador (criatura)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yautja)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Predador
Personagem de Predator
Predator-Predator (film).jpg
Um Predador sem máscara
Outro(s) nome(s) Yautja
Hish
Sexo Masculino
Espécie Yautja
Características alta estatura, quatro mandíbulas, dreadlocks, armadura resistente, alta capacidade regenerativa, invisibilidade, força física
Ocupação Caçador
Especialidade(s) Armas Bélicas
Inimigo(s) Xenomorfos
Humanos
Terminator
Witchblade
The Darkness
Batman
Juiz Dredd
Superman
Tarzan
Lanterna Verde
WildC.A.T.s

Nemesis, Logan (wolverine)

Criado por Jim Thomas
John Thomas
Filme(s) Saga Predator
Saga Alien vs. Predator
Primeira aparição O Predador
Última aparição Predadores
Interpretado por
Kevin Peter Hall
Ian Whyte
Brian Steele
Derek Mears
Carey Jones
IMDb IMDb
Projecto Cinema  · Portal Cinema


Yautja
Espécie de Predator
Predator 01.jpg
Publicado por Alien vs. Predator
Primeira aparição "Predator", 1987
Criado por Jim Thomas
John Thomas

Os Predadores (algumas vezes sendo referidos como Yautja ), são uma espécie fictícia apresentada nos filmes da série O Predador e em Alien vs. Predator, Alien vs. Predator: Requiem e o mais novo filme lançado em 2010 Predators. Eles são conhecidos principalmente por seu distintivo dispositivo de camuflagem, o que os permite ficarem totalmente invisíveis.

Os Predadores são uma raça extraterrestre cuja civilização parece girar em torno do conceito de caça por esporte com seu próprio código de honra. Eles são apresentados como excelentes caçadores que viajam de mundo em mundo em busca de qualquer presa formidável que eles julguem um desafio à sua altura. Seu objetivo, nesta caçada, é vencer seu oponente, de forma que, quando retornar ao seu planeta, tendo o crânio de uma criatura monstruosa, ou um grande guerreiro nativo em mãos, eles receberão um status ou cargos militares de honra. Com isso os Predadores demonstram uma enorme satisfação pessoal, se sentindo o "topo da cadeia alimentar" do Universo. Eles perseguem e matam suas presas usando um arsenal de armas e dispositivos altamente avançados, combinando equipamentos de alta tecnologia como armas de energia e equipamentos de invisibilidade com ferramentas simples, como lâminas e lanças. Os Predadores colecionam os crânios e espinhas de seus oponentes como troféus. Eles têm uma história longa e envolvida com as espécies que eles caçam incluindo humanos e outros animais xenomorfos.

Enquanto nos títulos dos filmes e em algumas histórias "vs" o Predador é normalmente apresentado como o vilão, Predadores são mais frequentemente mostrados como anti-heróis nos quadrinhos, jogos e livros baseados em Alien vs. Predator. Em situações como essa, os Predadores forjam ocasionais alianças com os humanos sobreviventes para eliminar a ameaça Xenomorfa.

Fisiologia[editar | editar código-fonte]

Fisicamente, os Predadores são extremamente resistentes; eles podem resistir a traumas físicos que iriam ferir os humanos gravemente com somente alguma pouca irritação ou inconveniência; sendo ferido apenas levemente por armas de fogo pesado e sendo completamente resistente ao fogo de armas pequenas. Predadores também têm eficientes poderes regenerativos, conseguindo se recuperar de ferimentos relativamente rápido. Eles também possuem grande força física em comparação com humanos, dando-os a habilidade de levantar troncos imensos, destruir paredes e atirar seres humanos como bonecos de pano. Para criaturas de seu tamanho eles são bastante rápidos e atléticos, tendo sido vistos pulando longas distâncias, e sobrevivendo a pulos e quedas de grandes altitudes. Eles também possuem alta resistência ao cansaço, sendo capazes de cobrir longas distâncias e realizar atividades de grande consumo de energia, sem quase nunca precisar descansar. Predadores são também extremamente altos, com altura variando entre 2.15m e 2.40m

Apesar de lembrarem bastante seres humanos no formato de seus corpos, muitos aspectos de sua anatomia diferem bastante dos dos seres humanos. Mas obviamente, eles têm quatro mandíbulas envolvendo suas bocas, dando a eles uma a aparência similar a de um caranguejo, apesar de Michael Harrigan (Danny Glover) em Predador 2 notou sua semelhança com outra anatomia, chamando o de "cara de vagina". Estas mandíbulas parecem estar envolvidas na produção de ruídos audíveis usados na comunicação. Outros aspectos que distinguem os Predadores são uma pele escamosa ligeiramente similar às dos répteis terrestres, e a existência do que parecem ser dreadlocks flutuantes e espinhosos em volta de suas cabeças. Em "Alien vs. Predador", um Predador decorado é visto com uma "barba" espinhosa em volta do queixo e dos lados da sua face. Além do exterior, Predadores têm notavelmente um sangue verde luminescente. Julgando pela maneira que eles tratam sua feridas, como mostrado em "Predador 2", uma pasta médica especial (feita de porcelana, um espelho, e um líquido não especificado) foi criada e então aplicada em um antebraço recentemente ferido. Isso pareceu cauterizar a ferida e estimular o rápido crescimento de uma nova camada de pele. Entre os predadores existem vários clans como os Borgs, os Super Predadores, entre outros...

Hierarquia e Povo[editar | editar código-fonte]

Como uma raça considerada poderosa no universo, eles vivem em uma sociedade organizada e civilizada, em todo o planeta, eles tem um líder, um predador mais velho e mais experiente, que aparece pela primeira vez em Predador 2 e em Alien vs Predador, pois seus dreadlocks, são brancos, ao contrario dos outros predadores cujos dreadlocks são negros na maioria das vezes, seu planeta é bem estranho, o mesmo é mostrado em uma cena rápida de Alien vs Predador 2, cujo um mundo quente, com o céu alaranjado e um par de Sois no céu, com algumas estruturas que parecem edifícios, todos dessa espécie ao que tudo indica, são machos, nenhum predador fêmea tem destaque na história deles, nem filmes, quadrinhos, jogos, nada, apenas os machos são destacados na história. Mas segundo informações de quadrinhos antigos, são citadas em Hq's antigas, os predadores seriam mais ou menos como os índios, os machos saem para caçar de planeta em planeta e conseguir presas formidáveis e temíveis para ter sua honra no mundo deles, as fêmeas por outro lado, nunca saem do planeta, pois tem como objetivo cuidar dos filhotes(jovens predadores) até a sua adolescência, e até ser enviado pelos pais a um campo de treinamento onde será um futuro caçador, as fêmeas também tem um outro papel importante, proteger seu planeta de invasores(Space Jockeys, seria um deles), as fêmeas, assim como nas aldeia de índios, tem papel limitado e dificilmente se tornam caçadoras, a menos que conquistem esse direito como os machos, outro fato bem relevante inspirado na cultura indígena, se um filhote nascer bonito e saudável, ele vive, mas se nascer com alguma deficiência ou defeito, é sacrificado pelos pais e assim poder ter outros filhos que nasçam em condições melhores dos que nascem doentes, mas revelasse uma sociedade alienígena machista onde só os machos tem a palavra, a forma de governo seria de um líder predador e sua companheira, sendo como rei e rainha, limitado somente por um conselho de predadores mais velhos(anciões), que ditam todas as leis, códigos e tradições da caça, e como obter respeito e glória na sociedade Yautja. Os machos são em geral maiores e mais musculosos, as fêmeas menores um pouco, são mais magras e possuem seios, com corpo similares aos humanos. Como os predadores tem uma infância muito longa, passam mais ou menos 50 anos sob a tutela de seus pais e ao serem adolescentes, são rapidamente enviados para o treinamento em um tipo de escolar para serem caçadores e ter habilidades de caça.

Código de honra[editar | editar código-fonte]

Os Predadores possuem um código de honra, esses são:

  • Caçar presas conceituadas: Quando caçar, o caçador deve ter certeza que sua presa é considerada esportiva e legalizada. Às vezes o caçador vai equalizar as chances (não usar canhão de plasma). Presas conceituadas devem preencher os seguintes critérios: Pode se defender e/ou é capaz de matar o próprio cacador, ter idade apropriada (matar crianças ou idosos é considerado o pico da falta de educação), não estar interligada com outra vida (de forma que a presa não condene outrem, ex. gestantes) e não enfraquecida por doenças.
  • Quanto a falhar na caça: Quando o caçador falha em sua caça ele normalmente tira a própria vida, preferindo morrer do que viver envergonhado. Entretanto, alguns covardes preferem viver em obscuridade em vez de morrer. Isso é considerado desonroso e o suicídio é então "assistido" por um Mediador.
  • Quanto a tomar posse do abatimento de outro caçador: Roubar o troféu de outro Yautja, vivo ou morto, é considerado um grande insulto. Por exemplo, dois jovens vão em sua primeira caçada: um deles ataca uma Morte Negra e ambos são mortalmente feridos. Enquanto um caçador está morrendo, o outro caçador convenientemente mata a presa e toma posse do mérito e abandona o Yautja ferido. Esse é o crime mais vergonhoso, e o mais difícil de provar.
  • Quanto à assassinato: Não matar outro Yautja intencionalmente. Isso exclui legitima defesa e matar o oponente em uma luta de disputa (ler abaixo). Assassinato é o pior crime. A maioria desses crimes são óbvios, e resolvidos por um Mediador. Entretanto, em alguns casos onde uma parte acusa a outra, o caso é resolvido por uma luta. Normalmente até que o oponente seja jogado para fora do ringue, mas no caso do roubo do abatimento de outro, é até a morte.
  • Nunca ferir um inocente: Os que não fizeram mal não devem sofrer mal. (pode-se deduzir que essa regra se aplica apenas à outro Yaudja em sua sociedade, já que caçam e matam membros de muitas espécies que pode-se dizer que são "inocentes". Pode-se também deduzir que predadores desonrados ignoram essa regra seja qual for o caso).
  • Quanto a caçar para sustento: quando caçar por comida, mate apenas os mais fracos. Isso é para purificar a linhagem da espécie.
  • Quanto à caça ferida: Quando encontrar uma presa ferida por outro caçador, e a presa está morrendo sem esporte, honre o abatimento de outrem. Se a presa ainda mostra esporte, será um troféu conjunto.
  • Quanto à interferir em outra caçada: Não interfira em outra caçada, ou cace no território dos outros sem permissão. Qualquer troféu adquirido dessa forma é troféu roubado, e o proprietário de direito vai tratar disso.
  • Quanto à misericórdia: Aqueles que o derrotar em caçada justa, ou forem vitoriosos em caçadas mais perigosas (como uma batalha com uma Rainha Xenomorpho), e lhe mostrar misericórdia deverá ser considerado nosso igual. Deve-se ou matar tanto ele quanto você, ou conceder-lhe uma recompensa.
  • Quanto à Violações do Código: Aqueles que quebrar esse código são traidores, e não devem ser considerados Yautja. Ao encontrá-los deve-se matá-los.
  • Não matar o adoecido ou os descendentes: Yautja são conhecidos por terem leis bem restritas em relação a abater gestantes e adoecidos. Normalmente quando caçando e encontram algum, o Yautja deve deixa-lo viver. A única exceção é se a presa adoecida mostra ameaça. Um exemplo é quando Charles Bishop Weyland ateou fogo no predador conhecido como Scar, o que causou a retaliação deste matando Charles. Embora isso se aplica aos adoecidos, Yautja nunca devem matar gestantes mesmo se armadas. Um exemplo é quando o Yautja conhecido como Caçador da Cidade encontra Leona Cantrell e descobre que ela está grávida. Embora não a tenha matado, ela de fato entrou em choque, provavelmente por simplesmente ver o caçador.

Filmografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Predador (criatura)