O Predador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Predator
Predador (PT)
O Predador (BR)
Predator Movie.jpg
 Estados Unidos
1987 •  cor •  106 min 
Direção John McTiernan
Roteiro Jim Thomas
John Thomas
Elenco Arnold Schwarzenegger
Carl Weathers
Elpidia Carrilo
Jesse Ventura
Gênero Ficção Científica
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 12 de Junho de 1987
Brasil 30 de Julho de 1987
Portugal 11 de Setembro de 1987
Idioma Inglês
Orçamento US$ 15.000.000
Receita US$ 98.267.558
Cronologia
Último
Predator 2
(1990)
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

O Predador (no original em inglês: Predator) é um filme norte-americano de suspense, ficção científica e terror de 1987 venceu o prêmio de melhor musica.

Foi feito com 18 milhões de dólares e rendeu 60 milhões só nos Estados Unidos. Também levou à continuação Predator 2 (Predador 2) e a um crossover com a serie de filmes Alien chamado Alien vs. Predador.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Um pelotão do exército americano (boinas verdes), liderado pelo Major "Dutch" (Arnold Schwarzenegger), é enviado em missão na América Central, para resgatar uns soldados e um ministro da Guatemala de guerrilheiros.

A missão é realizada prontamente, mas descobre-se que os prisioneiros já estavam mortos e eram, na verdade, agentes da CIA (a história do ministro fora inventada pelos superiores). Então uma estranha criatura invisível começa a caçar e matar cada um do pelotão.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Os roteiristas Jim e John Thomas partiram seu roteiro de uma piada que circulava em Hollywood na época, de que a série Rocky durava tanto que Sylvester Stallone deveria ter que lutar com um extraterrestre. O título original era "Hunter" (Caçador). A 20th Century Fox comprou o texto em 1985, e se associou ao produtor Joel Silver, de Commando. Silver trouxe Lawrence Gordon como co-produtor e o estreante John McTiernan como diretor. Arnold Schwarzenegger aceitou estrelar se o filme acrescentasse um time de soldados ao invés de ser apenas o ator contra o extraterrestre. Para as estrelas, trouxeram outros dois atores de ação, Carl Weathers e Jesse Ventura, mais atores étnicos - os nativo-americanos Sonny Landham e Richard Chaves, Bill Duke - e Shane Black, que havia escrito Lethal Weapon para Silver. Jean-Claude Van Damme tinha sido a escolha original para o Predador por suas habilidades marciais, mas as reclamações do ator com relação à roupa apertada e o desejo de escalar alguém que se impusesse perante o elenco o fizeram desistir. Kevin Peter Hall, um ator de 2,18 metros que havia interpretado o pé grande em Harry and the Hendersons, assumiu o papel.[1]

O filme foi rodado em Puerto Vallarta, México, com atrasos para acomodar a disponibilidade de Schwarzenegger e uma interrupção para seu casamento com Maria Shriver. Com exceção de Schwarzenegger e McTiernan, a maior parte do elenco e equipe sofreram de diarreia por intoxicação alimentar ("mal de Montezuma").[2] O design do Predador foi mudado durante a produção pelo original não ter sido considerado assustador o suficiente, com as mandíbulas sendo sugestão do cineasta James Cameron ao designer Stan Winston. As cenas de invisibilidade foram feitas vestindo dublês com roupas vermelhas, que eram apagadas no computador.[1] A enorme choupana, que no filme serve como alojamento dos guerrilheiros, foi mantida e no local, hoje, há um restaurante.

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • O Predador ,foi exibido pela á primeira vez na TV Aberta na Rede Globo na sessão de filmes intitulado Tela Quente em 29/06/1992 na Segunda -Feira.

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar

  • Indicado na categoria: melhores efeitos visuais .

Prêmio Saturno

  • Venceu: Melhor Musica.
  • Indicado nas categorias: Melhor filme de ficção cientifica, melhor ator (Arnold Schwarzenegger) e melhores efeitos especiais.

Referências

  1. a b If It Bleeds, We Can Kill It. 20th Century Fox. 2001. 
  2. Don't Drink The Water. Predator Special Edition, Disk 2: 20th Century Fox Home Video. 2001. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.