Lethal Weapon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lethal Weapon
Arma Mortífera (PT)
Máquina Mortífera (BR)
Pôster de divulgação.
 Estados Unidos
1987 •  cor •  110 min 
Direção Richard Donner
Roteiro Shane Black
Elenco Mel Gibson
Danny Glover
Gary Busey
Mitch Ryan
Tom Atkins
Gênero Ação
Policial
Edição Stuart Baird
Distribuição Warner Bros. Pictures
Lançamento Estados Unidos 6 de Março de 1987
Brasil 28 de Maio de 1987
Portugal 7 de Agosto de 1987
Idioma Inglês
Cronologia
Lethal Weapon 2
(1989)
Página no IMDb (em inglês)

Lethal Weapon (no Brasil, Máquina Mortíferapt: Arma Mortífera) é um filme estadunidense de 1987, do gênero ação e policial, dirigido por Richard Donner. Produzido por Joel Silver e com roteiro de Shane Black, o filme é estrelado por Mel Gibson e Danny Glover como detetives do Departamento de Polícia de Los Angeles.

O filme arrecadou mais de 120 milhões de dólares de bilheteria, tendo um orçamento de 15 milhões de dólares. Além disso, foi indicado ao Óscar de Melhor Mixagem de Som. Devido ao grande sucesso comercial e de crítica, o filme tornou-se um dos principais trabalhos de Glover e Gibson, dando início a uma bem-sucedida franquia cinematográfica de mais três sequências e uma série televisiva.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em seu aniversário de 50 anos, o Sargento Roger Murtaugh (Danny Glover) une-se ao ousado Sargento Martin Riggs (Mel Gibson). Riggs é um antigo combatente das Forças Especiais atormentado por desejo de suicídio após a morte de sua esposa em um acidente de carro, o que leva seus superiores a transferi-lo para a divisão de homicídios. Murtaugh e Riggs são escalados para o mesmo caso, mesmo contra a vontade dos dois.

Murtaugh é contactado por Michael Hunsaker (Tom Atkins), um antigo parceiro da Guerra do Vietnã, mas antes descobre que sua filha, Amanda (Jackie Swanson), cometeu suicídio pulando da varanda de seu apartamento. A autópsia revela que Amanda foi envenenada com removedor, mudando o caso para homicídio. Hunsaker admite saber do envolvimento de sua filha com drogas, prostituição e pornografia e que buscava ajuda de Murtaugh para tirá-la deste mundo.

Murtaugh e Riggs vão em busca do aliciador de Amanda, mas acabam deflagrando um laboratório de drogas e envolvendo-se em uma troca de tiros com traficantes. Riggs mata o aliciador e salva a vida de Murtaugh, que passa a aceitar melhor seu novo parceiro. Apesar de dar o caso como encerrado, Riggs suspeita de que a única testemunha da morte de Amanda é sua antiga amiga Dixie (Lycia Naff), mas sua casa explode quando a dupla se aproxima. Riggs encontra partes de um interruptor de mercúrio nos detritos da bomba, indicando que um profissional tinha colocado a bomba ali. A dupla interroga um grupo de crianças que brincavam no local, que afirmam ter visto um homem tatuado colocar a bomba na casa.

A dupla vai ao encontro de Hunsaker antes do funeral de Amanda, onde ele revela que já havia participado de um grupo clandestino de oficiais no Vietnã conhecido como "Companhia das Sombras". O grupo é liderado pelo General Peter McAllister (Mitchell Ryan) e seu braço direito Joshua (Gary Busey). Hunsaker era o responsável por lavar o dinheiro e quando decidiu deixar o complô teve sua filha morta por McAllister. Riggs é atingido por homens de McAllister na rua à noite, mas sobrevive graças ao colete a prova de balas. Murtaugh e Riggs se aproveitam da situação e simulam a morte para despistar o grupo.

Os criminosos sequestram a filha de Murtaugh, Rianne (Traci Wolfe) e exigem que o policial se entregue em troca dela. A dupla planeja uma emboscada na troca no Deserto de Mojave, mas Riggs é pego por McAllister no momento exato da troca de tiros e todos os três são capturados pelo grupo. Murtaugh e Riggs são torturados por informações da polícia, mas Riggs consegue libertar-se e resgatar Murtaugh e Rianne. McAllister e Joshua tentam escapar separadamente. Joshua consegue fugir, enquanto o carro de McAllister explode na Hollywood Boulevard.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublagem Estados Unidos Dublagem Brasil
Martin Riggs Mel Gibson Júlio Chaves
Roger Murtaugh Danny Glover Márcio Simões
Senhor Joshua Gary Busey Élcio Romar
General Peter McAllister Mitch Ryan Darcy Pedrosa
Michael Hunsaker Tom Atkins José Santa Cruz
Trish Murtaugh Darlene Love Sumára Louise
Rianne Murtaugh Traci Wolfe Miriam Ficher
Dra. Stephanie Woods Mary Ellen Trainor Sheila Dorfman
Capitão Ed Murphy Steve Kahan Antônio Patiño
McCleary Michael Shaner Garcia Júnior
Sargento McCaskey Jack Thibeau Leonardo José
Traficante Jimmie F. Skaggs Nilton Valério
Traficante Jason Ronard Paulo Flores
Nick Murtaugh Damon Hines Gabriel Teller
Carrie Murtaugh Ebonie Smith Mariana Torres
Dixie Lycia Naff Telma da Costa
Boyette Grand L. Bush Ayrton Cardoso
Mendez Ed O'Ross Renato Rosenberg
Alfred Donald Gooden Ana Lúcia Menezes
Gustaf, bandido Gustav Vintas Samir Murad
Endo, torturador Al Leong André Belizar
Traficante Blackie Dammett Pedro Eugênio
Policial #1 Patrick Cameron Paulo Flores
Policial #2 Don Gordon Isaac Schneider
Policial Feminina Gail Bowman Carmen Sheila
A Loira da Bicicleta Deborah Dismukes Guilene Conte
Prostituta Teresa Kadotani Maria da Penha
Policial no Carro #1 John O'Neill Carlos Roberto
Pernalonga em Os Doidos Contos de Natal do Pernalonga Imagem Marcelo Meirelles
Eufrazino em Os Doidos Contos de Natal do Pernalonga Imagem Marco Ribeiro
Placas Leonel Abrantes
Marco Ribeiro
Locutor Márcio Seixas

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Lethal Weapon tem recepção favorável por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 84% em base de 50 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: “A parcela de maior sucesso em uma série de sucesso fenomenal, Lethal Weapon ajudou a redefinir filmes de ação para os anos 1980 e 1990”. Tem 85% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[1]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1988 (EUA)

  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor som.

Image Awards 1989 (EUA)

  • Venceu nas categorias de melhor ator em cinema (Danny Glover), melhor atriz em cinema (Traci Wolfe) e melhor filme.

Versão televisiva[editar | editar código-fonte]

A franquia cinematográfica de ação "Máquina mortífera", protagonizada por Mel Gibson e Danny Glover, deve virar série para a TV pelo estúdio Fox, informou o site da revista "The Hollywood Reporter".

O projeto terá roteiro de Matt Miller ("Forever", "Chuck") e na série não estarão envolvidos os produtores da saga cinematográfica. Mas, segundo a "Hollywood Reporter", eles deram sinal verde à adaptação.[2]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Para atuar nas cenas de ação de Lethal Weapon, Mel Gibson teve que aprender três formas de artes marciais: jiu-jitsu, capoeira e o jailhouse rock (uma forma de luta dos escravos americanos).
  • A cena final do filme, em que o personagem de Mel Gibson luta durante cinco minutos debaixo de chuva, foi rodada em quatro noites.
  • O famoso dublê Dar Robinson, morreu num acidente de motocicleta logo após o término das filmagens e o diretor Richard Donner dedicou o filme a ele.
  • O diretor italiano Franco Zeffirelli decidiu convidar Mel Gibson para protagonizar o filme Hamlet, de 1990, após assistir a cena da tentativa de suicídio que o ator fez em Lethal Weapon.
  • Este é o único filme da série em que na cena de introdução dos vilões à trama, não há ocorrência de assassinato.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lethal Weapon é o primeiro de uma série de quatro filmes com os personagens Martin Riggs e Roger Murtaugh; os demais são:

1987 - Lethal Weapon 1(no Brasil, Máquina Mortífera 1 — pt: Arma Mortífera 1)

Referências

  1. «Lethal Weapon» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 22 de abril de 2014 
  2. «'Máquina mortífera' deve virar série de TV, diz revista». Consultado em 6 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]