Damon Wayans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Damon Wayans
Damon numa Comédia em 2007
Nome completo Damon Kyle Wayans
Nascimento 4 de setembro de 1960 (55 anos)
Nova Iorque,NY
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados UnidosAmericano
Ocupação Ator, comediante, escritor
Atividade 1982 - presente
Cônjuge Lisa Thorner
(divorciado desde 2000)
Outros prêmios
People's Choice Award - Melhor Performance Masculina
BET Comedy Award - Melhor Ator

Damon Kyle Wayans (Nova Iorque, 4 de setembro de 1960) é um ator, roteirista, diretor e comediante norte-americano, conhecido principalmente por interpretar Michael Richard Kyle, na série My Wife and Kids, transmitida pela ABC.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou a carreira na infância, como uma maneira criativa de chamar a atenção de seus pais e nove irmãos. Com o passar dos anos, seu estilo cômico lhe rendeu grande sucesso no palco, no cinema e na televisão. Durante três temporadas, Wayans co-estrelou e trabalhou como roteirista na série aclamada pela crítica e vencedora do Emmy In Living Color, tendo recebido também duas indicações pessoais ao Emmy. Durante o tempo em que trabalhou no programa, Wayans criou vários personagens e situações inesquecíveis, incluindo-se Homey, o Palhaço, Handiman e o popular Men on Film.

Outros trabalhos em televisão incluem Damon, um show de meia hora de duração, estrelado por ele e no qual trabalhou como produtor executivo. Foi criador e produtor executivo de 413 Hope Street, drama de uma hora de duração que foi indicado para o prêmio People's Choice Awards. Além disso, Wayans foi o produtor executivo de Waynehead, um desenho animado exibido na WB americana, onde podemos ouvir as vozes de seus irmãos Kim Wayans, Marlon Wayans e Shawn Wayans.

No cinema, Wayans atuou em A Hora do Show, filme escrito e dirigido por Spike Lee, Harlem Shack, filme independente no qual também trabalhou como produtor executivo, Major Payne (br: Pelotão em Apuros), Blankman (br: Blankman - Um Super-Herói Muito Atrapalhado), Bulletproof (br: À Prova de Balas), Mo' Money, escrito e co-produzido por ele, Great White Hype, Lance Livre, O Último Boy Scout – O Jogo da Vingança, Earth Girls Are Easy, Colors, Palco de Ilusões, Roxanne, O Último Grande Herói e Beverly Hills Cop (br: 'Um Tira da Pesada).

Wayans fez sucesso também nos grandes espetáculos. Após o início de sua carreira em 1982, viajando pelo circuito de comédias, obteve um papel no famoso programa humorístico Saturday Night Live. Passou então a atuar em seus próprios especiais do canal HBO, como One Night Stand, The Last Stand? e Still Standing.

Seu talento como autor não pode ser desprezado. Em Maio de 1999 foi lançado Bootleg, uma engraçada compilação de suas observações sobre família, filhos, casamento e política. O livro foi um grande sucesso e logo estava na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.

De 2001 a 2005, interpretou o pai de família Michael Kyle, na série My Wife And Kids (br: Eu, a Patroa e as Crianças).

Wayans é separado e tem quatro filhos, e atualmente mora em Los Angeles.

Sua ultima aparição na Tv até então foi uma participação no seriado Happy Endings em 2011.

Em meados de 2013, foi diagnosticado com Diabetes.

Em 2014 Retorna aos palcos juntos com os irmãos, com o show de Stand Up Comedy "Wayans Brothers Tour".

Em setembro de 2015, Wayans defendeu o comediante americano Bill Cosby de suas acusações de agressão sexual , afirmando:“Eu só não consigo acreditar nisso tudo. Para mim, é uma busca por dinheiro e algumas delas, sério, não dá para estuprar. Eu as olho e penso: ‘Não, ele não ficaria com ela’”. Comentarios polêmicos que o fez ser duramente criticado nas redes sociais.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]