Zenagas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde fevereiro de 2012). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.

Os Zenagas, Znagas ou Aznegues são uma tribo histórica berbere do sudoeste da Mauritânia e do norte do Senegal cuja língua tradicional é o zenaga, uma língua berbere. O nome do Senegal provém da deformação do nome da tribo.

Os Zenagas estavam no estrato inferior da sociedade saariano-moura no que é hoje a Mauritânia e o Saara Ocidental, no noroeste de África. Ocupavam-se dos trabalhos mais degradantes às ordens dos seus senhores Haçanes (guerreiros) e Zauia (religiosos) eram ainda explorados através do pagamento da horma, um imposto exigido em troca de proteção, pois estavam proibidos de pegar em armas. Apesar de frequentemente serem arabizados em termos culturais e linguísticos, acredita-se que sejam descendentes do berberes Sanhajas (ou Iznagen, por vezes também chamados Zenaga) presentes que viviam na área antes da chegada das tribos árabes Maqil no século XII, que foram completamente subjugados pelas castas guerreiras de ascendência árabe no século XVII durante a Guerra de Char Bouba (1644-1674), também chamada "Guerra dos Trinta Anos Mauritana". Segundo John Mercer, supõe-se que o termo "znaga" é uma distorção de "sanhaja".

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia e ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Mercer, John (1976). Spanish Sahara (em inglês). [S.l.]: Allen & Unwin. 264 páginas. ISBN 9780049660137 
  • Pazzanita, Anthony G (2006). Historical dictionary of Western Sahara (em inglês). [S.l.]: Scarecrow Press. 523 páginas. ISBN 9780810855403 


Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou sobre um(a) etnólogo(a) é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.