Jitomir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zhytomyr)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Zhytomyr.

Jitomir (em ucraniano e russo Житомир, em polaco: Żytomierz; em inglês Zhytomyr) é uma cidade na Ucrânia com cerca de 271.200 habitantes (dados de 2004).

A cidade é também um importante centro de transporte; localiza-se numa rota histórica que ligava Kiev com a Europa ocidental passando por Brest. Hoje liga Varsóvia com Kiev e Minsk com Izmail e outras importantes cidades ucranianas.

De 1333 parte da Lituânia, de 1569 da Polônia (sob o nome de Żytomierz). Foi a cidade real do Reino da Polônia, que pertenceu administrativamente à Voivodia de Quieve, a partir de 1667, era sua capital. Capturado pela Império Russo na segunda partilha da Polônia em 1793.

É também terra natal do empresário de comunicações brasileiro Adolfo Bloch, fundador da extinta Rede Manchete de Televisão, a escrito russo Vladimir Korolenko, e liderar o engenheiro de foguetes soviético e designer de naves espaciais Sergei Korolev.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Ucrânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jitomir