Ziemomysl da Polónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ziemomislau da Polónia
3.º duque pagão da Dinastia Piasta
Senhor dos Polanos
Nascimento 922
Morte 963 (41 anos)
Pai Lestek

Ziemomislau da Polónia (em polonês/polaco: Siemomysł/Ziemomysł; 922 - 963) foi o terceiro duque pagão da Dinastia Piasta, senhor da tribo Polanos e tido como o fundador da Polónia, sendo o pai do histórico governante polaco Miecislau I[1].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Encontra-se referenciado por Galo Anônimo na sua obra: Gesta principum Polonorum De acordo com a Galo Anônimo, na sua obra histórica Ziemomislau deixou os vastos territórios das tribos dos Polanos, dos e goplanos e dos mazóvios ao seu filho Miecislau I, que os expandiu durante o seu reinado. De acordo com Henryk Łowmiański ele ajudou a tribo dos ucranos contra os germanos em 954.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Lestek, o segundo duque conhecido dos polanos, pai de:

  1. Miecislau I (962992) que teve várias esposas, destacando-se entre elas [2] com Dubravca da Boémia (n. 940/45 -. depois de 977), filha de Boleslau I da Boémia e de Adiva de Wessex e Oda de Haldensleben (c. 955/60 - 1023), filha de Teodorico de Haldensleben, Marquês da Marca do Norte,
  2. Czcibor da Polónia (? - 24 de junho de 972),
  3. Adelaide da Polónia casada com Miguel da Hungria (entre 945 e 972, Hungria -?[3][4]), príncipe da Hungria com origem na Casa de Árpád.

Referências

  1. [Oswald Balzer] (Genealogia dos Piasts , Cracóvia 1895) afirmou que Miecislau eu tinha pelo menos um filho nascido de uma mulher pagã. A teoria foi baseada na alegação de que o filho de Miecislau, que era para ser colocado por ordem de Otto I em 973 como refém após a Dieta Imperial de Quedlimburgo, não poderia ser Boleslau I, o Bravo, porque ele era muito jovem. Este argumento é refutado por Jan Widajewicz (czy Bolesław Chrobry Byl w młodości zakładnikiem u Niemców? , Roczniki Historyczne , vol. XVI, 1947, pp 243-250). Os historiadores modernos não têm dúvidas de que o príncipe polonês que foi colocado como o refém imperial foi Boleslau I.
  2. Marek, Miroslav. "Genealogia completa da Casa de Piast", Genealogy.EU
  3. Ascendência e descendência de Nicolau de Bettencourt, Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampaio, Edição fazer Autor, 1 ª Edição, Lisboa, 1991, Tab. 8
  4. Buratto.org