Altostratus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alto-estrato)
Altostratus
[[Image:{{{image}}}|250px|]]
Abreviação METAR {{{abreviação}}}
Símbolo Altostratus Symbol.svg
Classificação {{{classificação}}}
Altitude de 2 a 5 km
Mapa das nuvens. Nuvem Altostratus são abreviadas como AS.

Alto-estratos ou, em latim, altostratus são camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a Altocumulus; compostas de gotículas de água e cristais de gelo; não formam halo; encobrem o Sol e causam precipitação leve e contínua.[1]

Os altostratus são nuvens compostas por gotículas de água e, às vezes, por cristais de gelo. Formam camadas cinzentas ou azuladas e monótonas, como um véu ou lençol fibroso estendido sobre uma área imensa, muitas vezes obscurecendo o Sol ou a Lua. Em algumas partes podem ser tão finas que o Sol se vê como através de um vidro fosco. Mas não se observam halos (como nos cirrostratus).

Formam-se em massas de ar estável, quando a humidade é moderada e a temperatura é relativamente alta. Anunciam frequentemente a chegada de uma frente quente e podem ser acompanhadas de alguns chuviscos ou queda de neve.

Por vezes, as nuvens cirrostratus mais grossas são tomadas por altostratus. Mas os cirrostratus são em geral suficientemente translúcidos para permitem a penetração da luz do Sol ou da Lua. E os altostratus não produzem o efeito de halo, observado nos cirrostratus.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Tipos de nuvens Altostratus:

Fotos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Alto-estrato». Consultado em 17 de outubro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons