Amolador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Moto do amolador.
O amolador numa imagem de Goya.

O amolador, que antigamente também era reparador de sombrinhas, é um comerciante ambulante que se desloca numa bicicleta ou motocicleta para oferecer seus serviços de amolar facas, tesouras e outros instrumentos de corte. Modernamente, ao longo do século XX, os amoladores ambulantes foram dando lugar aos estabelecidos em comércios. Estes estabelecimentos têm a dupla função de lugar de trabalho para o amolador de ferramentas de corte e de ponto de venda das mesmas.

A generalidade dos amoladores que galgavam as estradas de Portugal, eram oriundos de Nogueira de Ramuín, pequena localidade galega, da província de Ourense, próxima do Rio Minho. Dali partiram para o mundo muitos amoladores (afiadores na língua galega) que se espalharam pela Europa e por outros pontos do mundo.

Características[editar | editar código-fonte]

Inicialmente o amolador deslocava-se a pé, acompanhado de uma roda montada numa estrutura de madeira. Essa roda era accionada com um pedal e transmitia o movimento à roda de esmeril. Surgiu depois a bicicleta, que lhe servia também de meio de transporte e que foi modificada de forma que em sua parte traseira leve montado o esmeril mecânico com uma pedra de amolar que se emprega para amolar os objetos cortantes. Anda pelas ruas das cidades ou povoados e para anunciar a sua proximidade usa uma flauta de pã de canos ou plástico como apito, chamada em espanhol de chiflo, a qual sopra fazendo soar suas tonalidades consecutivas, de grave a aguda e viceversa.

Amolador

Nos começos do século XXI já se veem poucos amoladores ambulantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]