Esmeril

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete esmeril.
Mina de esmeril na ilha de Naxos

Esmeril é uma pedra muito dura que consiste basicamente de corindo (óxido de alumínio) e minerais do grupo das espinelas como a magnetita ou a hercinite. O esmeril industrial pode conter uma variedade de outros minerais e compostos sintéticos como a magnésia, mulita, e sílica.

Turquia e Grécia são os principais fornecedores de esmeril do mundo. Estes dois países produziram cerca de 17.500 toneladas do mineral em 1987.[1]

Uma pequena quantidade de esmeril é usado em produtos abrasivos revestidos, mas o seu principal uso nos Estados Unidos, é em pisos e pavimentos resistente ao desgaste.[2] Muitas toneladas são supostamente enviados para a Ásia para ser utilizado na moagem de arroz.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Austin, G. T. (1987). Minerals Yearbook, Volume 1 [S.l.: s.n.] pp. 71–84. 
  2. Kroschwitz, [executive editor, Jacqueline I. (2004). Kirk-Othmer encyclopedia of chemical technology 5th ed. ed. (Hoboken, N.J.: J. Wiley). p. 10. ISBN 9780471484943. 
  3. Erro Lua em Módulo:Citação/CS1 na linha 2140: attempt to call upvalue 'year_date_check' (a nil value).

Leitura de apoio[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.