Saltar para o conteúdo

Joseph Strickland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joseph Strickland
Joseph Strickland
Nascimento 31 de outubro de 1958
Fredericksburg
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação padre, diácono, bispo católico
Religião catolicismo

Joseph Edward Strickland (Fredericksburg, Texas, EUA, 31 de outubro de 1958) é um clérigo americano e bispo de Tyler de 2012 até 2023, quando foi demitido pelo Papa.[1]

O bispo de Lubbock, Michael Jarboe Sheehan, o ordenou diácono em 8 de dezembro de 1984, e o bispo de Dallas, Thomas Ambrose Tschoepe, o ordenou sacerdote em 1º de junho de 1985. Foi incardinado em 24 de fevereiro de 1987 no clero da recém-fundada Diocese de Tyler.

Papa Bento XVI nomeou-o bispo de Tyler em 29 de setembro de 2012. A ordenação episcopal doou-lhe o Arcebispo de Galveston-Houston, Daniel Cardeal DiNardo, em 28 de novembro do mesmo ano; Os co-consagradores foram Álvaro Corrada del Rio SJ, bispo de Mayagüez, e Michael Jarboe Sheehan, arcebispo de Santa Fe.

Joseph Strickland é um dos signatários de um apelo multilíngue de Carlo Maria Viganò em 7 de maio de 2020 com o título latino "Veritas liberabit vos!"[2] (A verdade vos libertará, João 8,32) que é referido no portal da Internet kathisch.de da Conferência Episcopal Alemã como um "conglomerado de mitos de conspiração e pseudociência". O texto queixa-se de que, a pretexto da pandemia COVID-19, os direitos e liberdades fundamentais de muitos cidadãos são "restringidos de forma desproporcional e injustificável"; a saúde pública não deve se tornar um álibi "para libertar as autoridades civis de seu dever de agir com sabedoria para o bem comum". Afirma-se, ainda, que crescem as dúvidas sobre o real risco de contágio do coronavírus, e que o relato da pandemia é denominado "alarmismo". As medidas de contenção adotadas incentivaram a ingerência de "potências estrangeiras" com graves consequências sociais e políticas. Existem forças “interessadas em criar pânico na população” e promover “o isolamento dos indivíduos” para poder manipulá-los e controlá-los melhor ”. Este é“ o preocupante prelúdio para a criação de um governo mundial que está além de qualquer controle ”. O texto foi descrito por vários meios de comunicação como absurdo e as teses expressas como teorias da conspiração.[3][4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Joseph Strickland
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Joseph Strickland

Referências

  1. «Pub Num gesto muito raro, Papa demite bispo conservador norte-americano»  line feed character character in |título= at position 4 (ajuda)
  2. «Aufruf». APPEAL FOR THE CHURCH AND THE WORLD (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2020 
  3. Kirchlicher Aufruf mit Verschwörungstheorien. In: Süddeutsche Zeitung, 11. Mai 2020. Abgerufen am 9. Mai 2020.
  4. Bischöfe verbreiten Verschwörungstheorien. In: Tagesschau.de, 9. Mai 2020. Abgerufen am 11. Mai 2020.
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.