Ä

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A-umlaut.svg

"Ä", ou "ä", representa a letra latina Æ , ou a letra A com o sinal ortografico umlaut ou trema.

Como uma letra independente[editar | editar código-fonte]

O letreiro da estação da cidade finlandesa de Mynämäki, ilustrando uma variante da letra Ä.

A letra Ä é presente no sueco, finlandês, estoniano, no alfabeto eslovaco, onde representa um som vogal. Em finlandês sempre é [æ]; na variação sueca e estoniana, conforme a posição da letra na palavra, tem o som de [æ] e [ɛ]. No eslovaco, o Ä é pronunciado como [ɛ] (ou um pouco arcaico, mas correto [æ]).

Nos países nórdicos, o som vogal [æ] era inicialmente escrito como "Æ" quando a Cristianização causou que os Vikings substituíssem o alfabeto rúnico pelo Alfabeto latino por volta de 1100 d.C. A letra Ä no sueco surgiu na forma antiga de se escrever a letra, com um e um æ no topo do "A" , que veio a ser substituído por dois pontos. No islandês, faroês, dinamarquês e norueguês, o "Æ" e ainda usado como Ä.

Mais tarde, o finlandês adotou o alfabeto sueco durante os 500 anos que a Finlândia fez parte da Suécia. Apesar disso, o umlaut não existe no finlandês, mas o fonema [æ] existe. O estoniano também ganhou a letra por influência germânica.

A-umlaut[editar | editar código-fonte]

Ä na língua de sinais alemã

Um glifo semelhante, A com umlaut, é presente no Alfabeto alemão, contudo, não é tida como uma letra isolada. Ela representa uma forma com umlaut do a, resultando no [æ] ou [ɛ]. Porém, é chamada "Ä", e não "A Umlaut". A respeito dos ditongos, o Ä é pronunciado como um E, Bäume /boimə/ (Português:Árvores). Nos dicionários alemães, a letra é coligada com o A, mas nos livros de fonética, é juntada com AE. A letra é presente nos outros alfabetos que adotaram palavras ou fonética alemã, mas como uma forma gramatical alemã, e não uma forma nativa do alfabeto .

Nas outras línguas, a letra não é tida como parte do alfabeto, mas com um sinal ortográfico "importado" do alemão ou como codificação de caracteres. No ASCII, o A-umlaut é substituído pela ligação "ae", por motivos de convenção.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Alfabeto latino básico (ISO)
Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz
Letra A com diacritics
Letras que usam o trema ou diérese (umlaut)

história paleografia derivações diacríticos pontuação numerais Unicode lista de letras