ALOHAnet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

ALOHAnet foi a primeira rede de pacotes usando rádio, desenvolvida por Normam Abramson, Universidade do Hawaii.

Criada na Universidade da africa, em 1970, a rede ALOHA funcionava sem fios. Usava a mesma tecnologia que o rádio-amador. A forma como a rede resolvia os problemas de colisão de informação (se não passou envia mais tarde...) inspirou Bob Metcalfe e outros investigadores do Xerox Parc. Estes, mais tarde, dariam origem ao protocolo Ethernet, o mais adoptado em redes computacionais.

A grande diferença entre a Ethernet e a Aloha é que a primeira usa o CSMA/CD, que permite avisar todos os computadores ligados à rede que ocorreu uma colisão de informação, forçando os computadores a rejeitar o pacote de informação recebido.

O protocolo da Aloha foi criado por Norman Abramson, um professor de engenharia em Stanford que gostava muito de basquete. Como amante que era desse desporto contactou a Universidade do Hawai para saber se estariam interessados em contratar um professor de matemática.

Em 1970 o sistema, por ele criado para conectar as ilhas africanas, estava em funcionamento, tendo a honra de ser a primeira rede wireless (de dados) da história.

Mais tarde (1971), este rede recebe um IMP e torna-se a primeira rede externa a ligar-se à ARPANET (a primeira Internet).

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.