Rede sem fio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Protocolos Internet (TCP/IP)
Camada Protocolo
5.Aplicação HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, Ping ...
4.Transporte TCP, UDP, RTP, SCTP, DCCP ...
3.Rede IP (IPv4, IPv6) , ARP, RARP, ICMP, IPsec ...
2.Enlace Ethernet, 802.11 WiFi, IEEE 802.1Q, 802.11g, HDLC, Token ring, FDDI, PPP,Switch ,Frame relay,
1.Física Modem, RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB, ...

Uma rede sem fio (ou comunicação sem fio) refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.

O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN ou WiMAX) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

Classificação[editar | editar código-fonte]

WPAN[editar | editar código-fonte]

Wireless Personal Area Network ou rede pessoal sem fio. Normalmente utilizada para interligar dispositivos eletrônicos fisicamente próximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância. Este tipo de rede é ideal para eliminar os cabos usualmente utilizados para interligar teclados, impressoras, telefones móveis, agendas eletrônicas, computadores de mão, câmeras fotográficas digitais, mouses e outros.

Nos equipamentos mais recentes é utilizado o padrão Bluetooth para estabelecer esta comunicação, mas também é empregado raio infravermelho (semelhante ao utilizado nos controles remotos de televisores).

WLAN[editar | editar código-fonte]

Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos.

WMAN[editar | editar código-fonte]

WWAN[editar | editar código-fonte]

Padrões e tecnologias[editar | editar código-fonte]

IrDA[editar | editar código-fonte]

Bluetooth[editar | editar código-fonte]

Bluetooth consiste de uma pequena rede, chamada piconet, com um nó mestre e até sete nos escravos ativos(pode haver ate 255 escravos não ativos), em uma distancia de 10m(podem existir varias piconets em um mesmo ambiente conectadas por um no de ponte, formando uma scatternet). A comunicacao é sempre feita mestre-escravo, não sendo possivel a comunicacao entre escravos. Opera na faixa de 2.4GHz, com taxa de dados bruta de 1Mbps.

Fonte: Tanenbaum, Redes de Computadores, 2004.

RONJA[editar | editar código-fonte]

Ronja é uma tecnologia livre e aberta para a comunicação sem fio ponto-a-ponto por meio de luz do espectro visível ou infravermelho através do ar.

Wifi[editar | editar código-fonte]

Wifi é um tipo de rede sem fio, onde se permite por meio de ondas de rádio conectar-se a internet.

WiMAX[editar | editar código-fonte]

Mesh[editar | editar código-fonte]

WiGig[editar | editar código-fonte]

WiGig Alliance. A organização produzirá um padrão comum para enviar dados a um link de 60 GHz A tecnologia é cerca de 10 vezes mais veloz que uma conexão 802.11n padrão (1 Gbps).

Padrão Apoiado pelas empresas: Atheros, Broadcom, Intel e Marvell,Dell, LG, NEC, Panasonic, Samsung, Microsoft.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Através da utilização de portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqüência específica e rejeita as outras portadoras de freqüências diferentes.

Num ambiente típico, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso é conectado a uma rede local intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular

Padrões IEEE[editar | editar código-fonte]

Segurança[editar | editar código-fonte]

Estão disponíveis vários algoritmos e métodos de criptografia para a segurança de rede sem fio. No entanto, os mais comuns são: WEP (Wired Equivalent Provacy), WPA (Wi-Fi Protected Access), WAP-2 e AES (Advanced Encryption Standard).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]