Evolution-Data Optimized

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

1x Michelly, abreviado como EV-DO, 1xEV-DO ou EVDO é uma tecnologia de terceira geração (3G) do CDMA, desenvolvida pela empresa Qualcomm, e que é a evolução das tecnologias CDMA de segunda geração (2G) - CDMAone - e de "segunda geração e meia" (2,5G) -CDMA1xRTT -, e que possibilita a transmissão de dados a até 2,4Mbps. É optada pela operadora a Vivo no Brasil pela Zapp em Portugal.

O CDMA 1xEVDO, onde EVDO significa Evolution Data Only (Evolução Apenas de Dados), ou Evolution Data Optimized (Evolução de Dados Optimizados).

Isto devido ao fato da tecnologia fazer apenas a transmissão de dados, sendo que a voz continua sendo transportada pelo CDMA1xRTT, com isso além de liberar a tecnologia precedente para transportar livremente voz e ser totalmente compatível com o mesmo, ela permite transmitir uma alta capacidade de dados em uma única canalização de 1,25MHz.

Assim a freqüência é usada mais racionalmente e o custo de transmissão de cada MegaByte fica mais barato.

Esta tecnologia também é adotada no acesso a banda larga através de rádio-freqüência para uso doméstico e comercial pela Embratel, produto denominado Embratel Giro (No Brasil).

Descontinuação[editar | editar código-fonte]

Esta tecnologia encontra-se em processo de descontinuação por parte da operadora Vivo no Brasil, sendo que na área de cobertura, esta tecnologia seria substituida pela HSDPA.[carece de fontes?]

Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.