Aguia Resources

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aguia Resources Limited (Aguia) é uma companhia de exploração e desenvolvimento de projetos de mineração de fosfato no Brasil. A Aguia tem sede em Sydney, na Austrália, e no Brasil atua por meio da Águia Metais. O principal projeto da mineradora, para a produção de rocha fosfática, se chama Três Estradas e fica no Rio Grande do Sul. O objetivo da mineradora é produzir fertilizantes para o mercado brasileiro.

História[editar | editar código-fonte]

A australiana Newport Mining, criada para prospectar cobre e ouro e com ações lançadas na bolsa de valores da Austrália (ASX) em 2008, adquiriu em junho de 2010 a Águia Metais, que tinha direitos de pesquisa para rocha fosfática nos projetos Lucena Fosfato e Mata da Corda Fosfato, ambos em Minas Gerais. Naquele ano, passou a se chamar Aguia Resources. Desde então, a empresa se dedicou somente ao setor de fertilizantes[1].

No fim de 2010, a empresa adquiriu os projetos de fosfato Joca Tavares e Três Estradas que eram da Companhia Brasileira de Cobre (CBC), que apresentam similaridades com os depósitos de carbonatitos de Araxá (MG) e Cajati (SP), considerados os de melhor qualidade do país.

História recente[editar | editar código-fonte]

Em 2014, novas descobertas de fosfato ocorreram no projeto Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O local foi nomeado como Cerro Preto e obteve teores de pentóxido de fósforo (P2O5) de 20,4%. Em agosto de 2015, Aguia Resources concluiu uma captação de US$ 6,74 milhões. Os recursos foram usados em estudos avançados para o projeto de fosfato Três Estradas (RS).

No mês de setembro de 2015, teve início a campanha de sondagem de 7 mil metros nos depósitos Joca Tavares e Cerro Preto, próximos a Três Estradas. A mineradora australiana mobilizou cinco plataformas de sondagem para realizar as atividades, nos dois depósitos simultaneamente. Três Estradas, que tem recursos medidos de 15,2 milhões de toneladas e inferidos de 54,9 milhões de toneladas, o suficiente para a produção de 500 mil toneladas de superfosfato simples (SSP) por ano[2].

No mês de dezembro de 2015, a Aguia realizou um acordo de opção de compra com a Mineração Terra Santa para adquirir três direitos minerários, em Lavras do Sul (RS), que cobrem área de 4.502 hectares adjacente ao projeto de fosfato Três Estradas[3].

Em 2016, a Aguia contratou a consultoria Milcreek Mining Group, dos Estados Unidos, com o objetivo de otimizar o estudo de viabilidade econômica do projeto Três Estradas. A Golder & Associates também foi contratada para produzir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de Três Estradas, com previsão de conclusão e envio para as autoridades no fim de 2016, mesmo período em que deve ser publicada a estimativa inicial de recursos minerais dentro do padrão Jorc para a área Joca Tavares [4].

Referências

  1. «Annual Report 2011 (em inglês)». Aguia Resources. Consultado em 29 de fevereiro de 2016 
  2. «Aguia começa campanha de sondagem em projetos de fosfato no RS». Notícias de Mineração Brasil. Consultado em 1 de março de 2016 [ligação inativa]
  3. «Aguia tem novo projeto de fosfato no RS». Notícias de Mineração Brasil. Consultado em 1 de março de 2016 [ligação inativa]
  4. «Aguia contrata consultoria para melhorar resultados econômicos de projeto de fosfato». Notícias de Mineração Brasil. Consultado em 1 de março de 2016 [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]