Aiguille du Fou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Agulha do Maluco)
Ir para: navegação, pesquisa
Aiguille du Fou
O terceiro pico à direita é a Aiguille du Fou
Aiguille du Fou está localizado em: Alpes
Aiguille du Fou
Coordenadas 45° 53' 50" N 6° 54' 43" E
Altitude 3501 m
Localização Blason Rhône-Alpes Gendarmerie.svg Ródano-Alpes -  França
Cordilheira Aiguilles de Chamonix, Maciço do Monte Branco
Primeira ascensão 16 de julho de 1901 por Émile Fontaine e Joseph Ravanel

A Aiguille du Fou é um cume do grupo conhecido por Aiguilles de Chamonix no Maciço do Monte Branco, nos Alpes, em França. Culmina à altitude de 3501 m. Situa-se na aresta principal das Aiguilles de Chamonix, a sul da Aiguille de Blaitière, entre a Aiguille des Ciseaux a norte, e a Ponta Lépiney, da qual é separada pelo colo denominado "Col du Fou" a 3365 m.

Ascensões[editar | editar código-fonte]

A primeira ascensão da Aiguille du Fou teve lugar em 16 de julho de 1901 e foi feita por Émile Fontaine com o guia Joseph Ravanel, que subiram até ao bloco do cume efetuando um lançamento de corda. A primeira ascensão utilizando a passagem em ascensão livre - tipo V - foi realizada por Armand Charlet com G. Charlet, Mlles E. e Y. Carmichaël.

Face Sul[editar | editar código-fonte]

A Aiguille du Fou é sobretudo conhecida pela sua face sul excecionalmente a pique e lisa, pelo que esta via só foi aberta 50 anos depois de se ter vencido o cume, utilizando a escalada artificial, sistema estudado e preparado por John Harlin e Tom Frost no Parque Nacional de Yosemite. Nesta ascensão da Aiguille du Fou, os dois estavam acompanhados por Stewart Fulton e Gary Hemming.

A Travessia Blaitière-Ciseaux-Fou e a face sul são respetivamente os n.º 34 e 93 das 100 mais belas corridas de montanha.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Tom Frost e Yvon Chouinard foram os grandes inventores e iniciadores da escalada artificial


Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • François Labande, La chaîne du Mont-Blanc : Guide Vallot. Sélection de voies, t. 1: À l'ouest du col du Géant, Éditions Arthaud, 1987