Ahmad-i-Ahsa'i

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shaykhahmad.jpg

O xeque Ahmad ibn Zayn ad-Dín ibn Ibráhím al-Ahsá'í (em persa e árabe: شيخ أحمد بن زين الدين بن إبراهيم الأحسائي, 1753 - 1826) foi um líder religioso xiita nascido na Pérsia, no século XIX, que se destacou por sua busca e conhecimentos sobre o retorno do Imam Mahdi, o prometido Qaaim, que renovaria o islamismo e traria nova guia para a humanidade.

Nativo da região de Al-Ahsa, na península Arábica, foi educado no Barém e nos centros teológicos de Najaf e Karbala, no Iraque.[1]

Aos 40 anos deixou lar e parentes em uma das ilhas do golfo Pérsico e, após anos de estudo das profecias do Alcorão e dos hadith, obteve a certeza de que o prometido Messias surgiria na cidade de Shiraz, em 1844. Passou os últimos vinte anos de sua vida no Irã, onde recebeu a proteção e o patrocínio de príncipes da dinastia Qajar.[2]

Por toda sua vida guardou segredo sobre os detalhes da chegada deste esperado líder islâmico, assim limitava-se a proclamar que todos se preparassem e a louvar a época e a cidade em que agora vivia.

Atraiu a atenção de muitos seguidores, que ficaram conhecidos como Shaykhís, mas jamais se sentiu seguro em transmitir detalhes de seu conhecimento, com exceção a seu discípulo e sucessor, Siyyid Kázim.

Ícone de esboço Este artigo sobre Fé Bahá'í é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. [[Nabíl-i-A'zam|]]. In: Shoghi Effendi (Translator). The Dawn-Breakers: Nabíl’s Narrative. Hardcover. ed. Wilmette, Illinois, USA: Bahá'í Publishing Trust, 1932. p. 2 pp. ISBN 0-900125-22-5.
  2. Nabíl-i-Zarandí. In: Shoghi Effendi (Translator). The Dawn-Breakers: Nabíl’s Narrative. Hardcover. ed. Wilmette, Illinois, USA: Bahá'í Publishing Trust, 1932. p. 7 pp. ISBN 0-900125-22-5.