Ajuda Discussão:Tutorial/Discussão

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Atenção: Esta página não é para tirar dúvidas, nem realizar testes, mas a página de discussão duma subpágina do Tutorial!
Se está com dúvidas, relate-as em Wikipédia:Tire suas dúvidas.
Agora que já sabe a função desta página, clique aqui para adicionar um novo tópico nesta discussão.

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

O texto que aqui estava foi movido para: Discussão:Boi -- Nuno Tavares 23:56, 3 Março 2006 (UTC)

Revisão do artigo pelas normas do Acordo Ortográfico de 1990[editar código-fonte]

Em conformidade com a deliberação da comunidade, segundo a qual, a partir do primeiro dia de 2009, as normas do Acordo Ortográfico de 1990 devem passar a ser utilizadas nas páginas oficiais da WP-pt — menus, políticas, recomendações, resolução de problemas, guias de ajuda, FAQ e glossário —, assim como na página principal e nos títulos de todos os artigos, procedi à devida revisão ortográfica deste artigo. Cumprimentos, Manuel de Sousa (discussão) 23h10min de 28 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Relação com o exterior[editar código-fonte]

Os países relacionam entre si por diversos motivos, dentre eles; políticos, comerciais, sociais, econômicos dentre outros. Dentre essas relações, podemos destacar a diplomacia, que no Brasil é exercida pelo Ministério das Relações Exteriores. No cenário internacional, há instituições constituídas por duas ou mais nações, dentre elas podemos citar a ONU, BRICS, G-20. Essas instituições são constituídas com o objetivo de promover o desenvolvimento, a qualidade de vidas nos países membros e, em alguns casos, nas demais nações do mundo. Entre as organizações onde há relação com o exterior, são bastante representativos os blocos econômicos e a Organização Mundial do Comércio (OMC). A OMC é um órgão de aderência facultativa, que busca a gradativa liberação das barreiras comerciais. A OMC busca a otimização do comércio internacional, através do estímulo da redução do protecionismo e tratamento diferenciado para os países em desenvolvimento. No Brasil, podemos destacar as alianças comerciais com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), ALADI e as exportações de matéria prima para a China. No comércio internacional, o Brasil busca manter a balança comercial positiva (exportações maiores que as importações). O país tem sido um grande exportador de soja, carne, minério de ferro e outras matérias primas.

 O Brasil tem papel importante no cenário internacional, exercido papel relevante na América do Sul, buscado soluções pacíficas para conflitos, além da presença marcante das forças de paz no Haiti. 


Referências Bibliográficas

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Disponível em www.mdic.gov.br/