Alípio Franca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alípio Correia da Franca (Santiago do Iguape, 1871-Salvador da Baía, 08 de outubro de 1957) foi um pedagogo baiano, introdutor no Brasil do método pedagógico montessoriano e fundador do Colégio da Bahia (atual Central).

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Santiago do Iguape, distrito de Cachoeira (15 de agosto de 1871) e faleceu em Salvador em 1957, filho de Cristóvão da Franca e de Eufrosina Correia da Franca.

Diplomou-se mestre pela Escola Normal do Estado da Bahia em 1895, e iniciou a sua carreira no magistério como professor da Escola Normal da cidade da Barra, região do rio São Francisco, onde também colaborou como jornalista dos jornais ribeirinhos.

Em 1908, transferiu-se para Salvador, sendo indicado pelo Conselho Superior do Ensino e nomeado pelo Governo do Estado Catedrático de Pedagogia e Metodologia da Escola Normal da Bahia, por concurso prestado em 1898.

Junto aos mestres notáveis, Ernesto Carneiro Ribeiro, Manuel Devoto, Oscar Freire, Arlindo Fragoso, Gonçalo Muniz, Inácio de Menezes, Prisco Paraíso, tornou-se membro do Conselho Superior do Ensino.

Atuou como representante do Professorado Baiano no 3º Congresso Nacional de Instrução Primária e Secundária, realizado no ano de 1913.

Recebeu a Medalha de Honra como planejador e executor da Exposição Escolar de 19…

Ao longo da sua carreira pedagógica, destacou-se como vice-diretor do Instituto Normal da Bahia (1936) e foi fundador e diretor do Colégio da Bahia (atual Colégio Central) e do Colégio Brasil.

Manteve correspondência com a cientista Montessori, de quem foi tradutor e introdutor no Brasil do método montessoriano.

Em comemoração ao centenário da fundação do Instituto Normal da Bahia, foi escolhido pela Congregação para escrever a Memória Histórica do Ensino Normal.

Por iniciativa de Antônio Balbino governador do Estado, tem o seu nome rememorado, no Centro Pedagógico Alípio Franca.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Noções de Pedagogia Experimental
  • Metodologia e Organização
  • Monografia sobre o melhor modo de divulgar o ensino no Brasil (1936), quando vice-diretor do Instituto

Jardim de Infância. 2.ed. Bahia: A Luva, 1935.

  • Memória Histórica: Escola Normal da Bahia - 1836-1936: Bahia: Imprensa Oficial do Estado, 1936.