Amadorismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Amadorismo é o nome dado ao desempenho de uma atividade profissional por pessoas sem conhecimento avançado do assunto e utilizando equipamentos e técnicas não-profissionais.

Amadorismo nos esportes[editar | editar código-fonte]

Grande parte dos esportistas inicia carreira jogando em ruas, quadras públicas e escolas, muitas vezes sem grandes ambições e objetivos de se tornarem profissionais. Sua entrada na carreira profissional começa a partir da visita de olheiros nestes lugares onde jogam. Os olheiros assistem as partidas atentos ao talento de quem está em campo, se apreciarem, convidam o jogador a participar de equipes profissionais e campeonatos.

Amadorismo na mídia[editar | editar código-fonte]

Constantemente relacionado à mídia comunicativa como filmagens, fotografia e gravação de áudio, o amadorismo não conquista grande espaço em veículos de comunicação tradicionais como televisão e rádio. Sua utilização mais constante em mídia televisiva é em telejornais que utilizam muitas vezes de imagens capitadas por cinegrafistas amadores para expor a público alguns fatos. A Internet vêm sendo palco principal de amadores com sites como o YouTube que aposta em vídeos amadores para compor seu conteúdo e blogs e fotologs que trazem, respectivamente, textos e fotografias amadoras e profissionais de fácil acesso.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.