Anders Hejlsberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nascido Dezembro 1960 (62 anos)Copenhague, Dinamarca
Nationalidade
Dinamarquês
Escolaridade
Universidade da Dinamarca
Trabalho
Programador, arquiteto de sistemas
Empresa que trabalhou Nascon Microcomputer, Borland, Microsoft[1]
Conhecido por
Turbo Pascal, Delphi, C#,[1] TypeScript
Prêmios 2001 Dr. Dobb's Excellence in Programming Award[1]

Anders Hejlsberg (dezembro de 1960) é um engenheiro de software dinamarquês que ganhou prestígio pelo desenvolvimento do Delphi e Turbo Pascal na Borland e a plataforma .NET após ter migrado para a Microsoft.


Começo da vida[editar | editar código-fonte]

Hejlsberg nasceu em Copenhague, na Dinamarca, e estudou Engenharia Elétrica na Universidade Técnica da Dinamarca. Enquanto estava na universidade em 1980, ele começou a escrever programas para o microcomputador Nascom, incluindo um compilador Pascal que foi inicialmente comercializado como o Blue Label Software Pascal para o Nascom-2. No entanto, ele logo o reescreveu para CP / M e DOS, comercializando-o primeiro como Compas Pascal e depois como PolyPascal. Posteriormente, o produto foi licenciado para a Borland e integrado a um IDE para se tornar o sistema Turbo Pascal. Turbo Pascal competiu com PolyPascal. O compilador em si foi amplamente inspirado no compilador "Tiny Pascal" em "Algoritmos + estruturas de dados = programas" de Niklaus Wirth, um dos livros de ciência da computação mais influentes da época.

Borland[editar | editar código-fonte]

Quando trabalhou na Borland de 1989 até 1996, desenvolveu o Turbo Pascal e Delphi. Após algum tempo virou engenheiro chefe.

Microsoft[editar | editar código-fonte]

Em 1996, deixou a Borland e foi para a Microsoft. Sua primeira criação foi a linguagem J++. Ganhou muito reconhecimento pelo desenvolvimento da linguagem C# em 2000. Pode-se dizer que foi o principal desenvolvedor da plataforma .NET.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hejlsberg recebeu em 2001 o premio Dr. Dobb's de excelência pelo desenvolvimento das seguintes linguagens de programação : Turbo Pascal, Delphi, C# e Microsoft .NET Framework.

Junto com Shon Katzenberger, Scott Wiltamuth, Todd Proebsting, Erik Meijer, Peter Hallam, and Peter Sollich, Anders seu trabalho na linguagem C# foi reconhecido em 2007 recebendo um premio por seus grandes feitos .

Lançou o livro The C# Programming Language em uma quinta feira (A linguagem de programação C#) que já está na quarta edição e foi publicado em 9 de julho de 2006.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.