Antero dos Santos Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antero dos Santos Pereira

Antero dos Santos Pereira (Moreiras, Chaves, 18 de Abril de 1929 - 15 de Maio de 2019), foi um empresário português, fundador do grupo Anteros.

Antero Pereira formou-se no curso da Escola Comercial de Chaves, tendo sido distinguido com o “Prémio de Mérito Escolar”, atribuído ao melhor aluno do curso. Filho do prestigiado inventor flaviense Júlio dos Santos Pereira. Em 1951 Antero dos Santos Pereira inicia o seu percurso como empresário constituindo-se sócio da empresa "Cerámica e Serração do Tâmega".

Angola - "O despertar de um sonho"[editar | editar código-fonte]

Em 1953, Antero dos Santos Pereira, parte para angola em busca do que seria o seu despertar de um sonho. Após 8 anos de trabalho em Angola, numa empresa de metalomecânica, reparações e representações, Antero dos Santos Pereira inicia, em 1961, com 32 anos, a sua caminhada e atividade na construção civil. No mesmo ano é também responsável pela criação da organização empresarial SAGAN (Sociedade Comercial de Transitários), dedicada ao armazenamento e desalfandegamento de mercadorias.

Sr. Antero dos Santos Pereira na entrega do Prémio de Mérito “Antero dos Santos Pereira” aos melhores alunos das escolas secundárias da região flaviense.

"Construir e ser Solidário com as suas Origens"[editar | editar código-fonte]

Mantendo plena atividade empresarial em Angola e de forma a aproveitar sinergias, resultantes do profundo conhecimento e confiança recíprocos, Antero dos Santos Pereira, cria no ano de 1977 em Portugal, uma das mais pujantes empresas de Trás-os-Montes, a Anteros Empreitadas, S.A., sediada na cidade de Chaves. De forma a complementar a sua presença no mercado, criou em 1989 as empresas Britanteros, S.A.; Betanteros, S.A. e Anteros Comercial, S.A.. Em 2011 o grupo é reorganizado de forma a fazer face aos novos desafios e contexto do mercado, o grupo dotou-se da melhor tecnologia e formou equipas e quadros, de que resultou, ao longo destes anos, o prestígio de que hoje goza.

Prémios e Homenagens[editar | editar código-fonte]

Antero dos Santos Pereira na inauguração da Rua Antero Santos Pereira em homenagem ao próprio.

Antero dos Santos Pereira foi um orgulhoso filho da terra flaviense, tendo o seu trabalho refletido sempre a sua preocupação com a zona de onde era oriundo. As diversas organizações flavienses distinguiram o trabalho e a personalidade de Antero dos Santos Pereira ao longo da sua vida, distinguindo o mesmo com um diversificado leque de prémios e homenagens.[1]

  • 2001 - "Medalha de Mérito - Grau Prata" - Município de Chaves
  • 2002 - "Prémio Rotário de Mérito Empresarial" - Rotary Club de Chaves[2]
  • 2015 - Homenagem ao contributo para o desenvolvimento da Cidade de Chaves - "Rua Antero dos Santos Pereira" - Município de Chaves[3]
  • 2018 - "Prémio Carreira" - Projeto Novo Rumo a Norte

Referências

  1. «Toponímia presta homenagem a Antero Santos Pereira». www.chaves.pt. Consultado em 16 de fevereiro de 2022 
  2. Da personalidade de Antero dos Santos Pereira, os Rotários destacam, a coragem, a inteligência, a audácia, a intuição, a magnanimidade, a generosidade, a lealdade para com os seus colaboradores, a honestidade nos seus negócios e empreendimentos. o saber conservar amigos de longa data, a sua persistência e dedicação ao trabalho (...) um homem destes só pode ter como resultado um percurso de sucesso"
  3. «SinalTV - Vídeos - CM de Chaves inaugurou rua em homenagem a Antero dos Santos Pereira». SinalTV. Consultado em 16 de fevereiro de 2022