Arnulfo da Holanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arnulfo da Holanda
Conde da Frísia
Arnulfo da Holanda
Arnulfo como imaginado no século 16
Nascimento entre 951 ou 955
Morte 18 de setembro de 990
Nome completo Arnulfo da Holanda
Pai Teodorico II da Frísia
Mãe Hildegarda da Flandres

Arnulfo da Holanda ou Aernout da Holanda ou Arnold da Holanda (Ghent entre 951 ou 955 - 18 de setembro de 990) sucedeu a seu pai em 988 como Conde da Frísia. Devido ao facto de ter nascido em Ghent por vezes também é conhecido como Arnulfo de Ghent.

Arnulfo é mencionado pela primeira vez, conjuntamente com os pais em 970. Como seu pai, seu nome aparece em vários documentos Flamengos da época. Em 983 Arnulfo acompanha o imperador Otão II, Sacro Imperador Romano-Germânico e o futuro imperador Otão III, Sacro Imperador Romano-Germânico, na viagem destes a Verona e Roma.

Dado a sua forma de governo não ser passiva conseguiu ampliar os seus territórios para o sul. Arnulfo doou várias propriedades a Abadia de Egmond, destacando-se entre eles os de Hillegersberg (que era anteriormente chamado de Bergan, mas rebatizado pela mãe Arnulfo) e Overschie, que podem ter sido recompensas para as atividades de limpeza de terras dos monges de Egmond.

Em 20 de setembro 993 Luitegarda doou as suas propriedades em Rugge à Abadia de São Pedro de Ghent.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de Teodorico II da Frísia (entre 920 e 930 - 6 de maio de 988), Conde da Holanda e Hildegarda da Flandres, filha de Arnulfo I de Flandres.

Em maio de 980 Arnulfo casou com Luitegarda do Luxemburgo, filha de Sigifredo do Luxemburgo[1] (c. 92228 de Outubro de 998), conde de Luxemburgo e de Edviges de Nordegávia, de quem teve:

  1. Teodorico III da Holanda[2][3] casou com Otelindis da Marca do Norte (? - 1044), filha de Bernardo I de Haldensleben.
  2. Adelina da Holanda, que foi casada por duas vezes, uma com Balduíno II de Bolonha, conde de Bolonha e a outra com Enguerrando I de Ponthieu, Conde de Ponthieu.

Referências

  1. Généalogie de Sigefroid de Luxembourg sur le site Medieval Lands
  2. Thimo de Nijs Beukers en Eelco, 'Geschiedenis van Holland ", Parte I:" Tot 1572' (Hilversum 2002).
  3. Raízes ancestrais da Certos colonos americanos que vieram para a América antes de 1700 por Frederick Lewis Weis, Linha 100A-21.