Artaxias I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Artaxias I de Arménia)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Artaxias I da Armênia
Rei da Arménia
Artashes A.jpg
Governo
Reinado 190 a.C./ 189 a.C - 160 a.C./159 a.C.
Sucessor Artavasdes I
Dinastia Artáxida
Vida
Nascimento  ??
Morte  ??
Armênia
Estandarte de Artaxiad.

Artaxias I da Arménia (em língua arménia: Արտաշես Առաջին ) foi o primeiro rei da Arménia da Dinastia Artaxíada de que foi o fundador. Reinou entre 189 a.C. e 160 a.C. foi antecedido nos comandos do reino por Orontes IV Orontida e foi sucedido no trono pelo rei Artavasdes I da Arménia.

Ele foi o fundador da cidade de Artaxata. Aníbal, após Antíoco III Magno ter sido conquistado pelos romanos, procurou refúgio com Artaxias e observou um lugar desabitado e que tinha várias vantagens naturais, e sugeriu que Artaxias construísse uma cidade.1 O rei ficou maravilhado, e pediu a Aníbal que supervisionasse o trabalho; quando a cidade foi terminada, ganhou o nome do rei, e se tornou a capital da Armênia.2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Lúculo, 31.3
  2. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Lúculo, 31.4
Ícone de esboço Este artigo sobre reis de um dos reinos da Arménia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.