As Memórias de Barry Lyndon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o livro. Para o filme, veja Barry Lyndon.
The Luck of Barry Lyndon
As Memórias de Barry Lyndon
Autor(es) William Makepeace Thackeray
Idioma Inglês
País  Reino Unido
Gênero Romance picaresco autobiográfico e fictício
Lançamento 1844

As Memórias de Barry Lyndon (originalmente The Luck of Barry Lyndon) é um romance picaresco autobiográfico fictício de autoria do escritor britânico William Makepeace Thackeray, publicado em onze episódios sucessivos na Fraser's Magazine de janeiro a dezembro de 1844, reeditado no ano de 1852 em Nova Iorque pela D. Appleton & Co. e em Londres, em 1856, pela Bradbury & Evans, desta vez sobre o título de The Memoirs of Barry Lyndon, Esq., By Himself (« As Memórias de Barry Lyndon, Esquire, Por Ele Mesmo »)[1][2] .

O romance foi adaptado para o cinema pelo diretor Stanley Kubrick em um filme de mesmo nome em 1975.[3] Ao contrário do filme, o romance é narrado pelo próprio Barry, que funciona como um narrador essencialmente não confiável, perpetuamente ostentando e não percebendo a má luz em que ele lança a si mesmo.

Referências

  1. Sanders 1984, p. xxiv.
  2. HARRIS, Kurt (14 de setembro de 2012). «William Thackeray Chronology». WMThackeray.com 
  3. Falsetto 2011, p. 14.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Falsetto, Mario (2011). Stanley Kubrick: A Narrative and Stylistic Analysis (em inglês). Santa Bárbara, CA: Greenwood Publishing Group. ISBN 0275969746 
  • Sanders, Andrew; Select Bibliography, eds. (1984). The Memoirs of Barry Lyndon, Esq. 1ª ed. Londres: Oxford University Press .
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.