Associação Beneficente Esportiva Flamengo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flamengo
Nome Associação Beneficente Esportiva Flamengo
Alcunhas Flamenguinho
Fundação 20 de Julho de 1972
Estádio Monte Bérico
Capacidade 1.500
Presidente Brasil Jair José Lucca
Kit left arm.png Kit body blackhoops.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

A Associação Beneficente Esportiva Flamengo é um clube brasileiro de futebol amador da cidade de Curitiba, capital do Paraná. Fundado em 1972, atualmente encontra-se licenciado da Divisão de Acesso (Segunda divisão) do Campeonato Amador de Futebol de Curitiba devido a falta de patrocínio para custear as despesas. Suas cores são o vermelho e preto, inspiração do time carioca homônimo, algo muito comum nas décadas de 70 e 80 devido à ascendência do clube carioca com Zico e seus companheiros 1

História[editar | editar código-fonte]

Um grupo de pessoas, descendentes de famílias italianas: os Muraro, Lucca, Esmanhotto, Cumam, Ferro, entre outras, vendo que o futebol do bairro de Santa Felicidade se resumia a Trieste, Iguaçu, União Ahu e Santa Felicidade, resolveu fundar o então chamado Flamenguinho, para fazer "sombra" àqueles famosos clubes. Como terceira força do famoso bairro, filiou-se em 1976 à FPF e já no primeiro ano, com o nome aumentado para ABE Flamengo, sagrou-se campeão, feito repetido dois anos depois.

Em assembléia realizada no dia 20 de julho de 1972 presidida pelo desportista Izídio Muraro, com presença de Natal Esmanhoto, Pedro Lucca, José Lucca, Lauro Muraro, Alfredo Vendramin, entre outros, apareceu no cenário esportivo do amadorismo o Flamengo de Santa Felicidade, nome escolhido entre outros, superando em votação a denominação de A.B.E. Monte Bérico.

Os Gloriosos anos 70[editar | editar código-fonte]

Izídio Muraro foi o primeiro presidente do clube, que adotou as cores rubro-negras, lembrando o homônimo do Rio de Janeiro. Depois de participar de torneios no próprio bairro, o clube cresceu bastante e filiou-se à Federação Paranaense de Futebol em 1976 quando conquistou o título máximo da 2.ª divisão do Campeonato de Futebol Amador de Curitiba.

O primeiro jogo oficial foi contra o São Vicente, no Estádio Vicente Kânia, dia 28 de março de 1976, com vitória flamenguista por três a zero. O clube mandou, inicialmente, jogos no campo do Iguaçu e inaugurou o Estádio Monte Bérico no dia 20 de março de 1978. Primeiro jogo oficial no Monte Bérico: Flamengo 2x0 Bangu em 2 de abril de 1978.

Logo no primeiro ano que disputou o Suburbana Curitibana, em 1976, o Flamengo sagrou-se campeão da série B ao subjugar o Uberlândia EC. O time campeão era formado por Joãozinho, Zeido, Bite, Jair, Bozza, Pedrinho, Ademir, Agostinho, Menegusso, Ademir II, Norival, Breda, Raí e Pelé. No ano seguinte disputou novamente a 2a. Divisão, por causa da fórmula do Campeonato de Futebol Amador de Curitiba. Ainda em 1977 foi vice-campeão da Suburbana na categoria Aspirantes e também campeão da Taça Cidade de Curitiba ao vencer nas penalidades, a equipe do Caxias por 4x3, depois de um empate com 2 gols no tempo normal. O escrete campeão contava com: Joãozinho, Zeido, Celso, Jair, Pedrinho, Ademir, Bozza, Breda, Menegusso, Valente e Norival.

Em 1978 foi novamente campeão do Campeonato Amador - Série B - em cima do poderoso Vila Fanny. O plantel era: Joãozinho, Raí, Samário, Bité, Jair, Zeido, Bozza, Ademir Volpi, Breda, Pedrinho, Ademir II, Sérgio, Loacir, Pedrão, Norival, Ademir Valente e Pupia. Também foi vice na última edição da Taça Cidade de Curitiba ao perder para o Ipiranga or 2x0. Em 1979 o time ficou em segundo lugar no Campeonato Amador de Curitiba - Série B - após perder para o Vila Fanny. Nesse mesmo ano o time de Aspirantes conquistou o Campeonato Amador.

A década dos Juniores[editar | editar código-fonte]

Veio a década de 80 e em 1981 o time principal do Flamengo foi campeão do Torneio Início e vice-campeão do Campeonato Amador 2a. Divisão, perdendo novamente para o Fanny. O time de Juniores ficou em segundo lugar no torneio.

No final dos anos 80 o time de Juniores conquistou o tricampeonato de Juniores da Suburbana em 1986, 1987 e 1988.

Tempos modernos[editar | editar código-fonte]

Desde 1990 até hoje o Flamengo passou por crescimento acentuado no setor patrimonial, com ênfase nas ações sociais e beneficentes. Isso refletiu-se em campo, pois o último título do Flamengo foi o da categoria Aspirantes no ano de 1990. No ano passado, 2008, o Flamengo foi eliminado no quadrangular semifinal do Campeonato Amador de Curitiba, ficando em 3o. lugar na Divisão de Acesso.

Dados do clube[editar | editar código-fonte]

  • Fundação: 20 de julho de 1972
  • Apelido: Flamenguinho, Rubro-Negro.
  • Estádio: Monte Bérico - Capacidade de 1.500 pessoas.
  • Presidente : Jair José Lucca

O Estádio Monte Bérico[editar | editar código-fonte]

O primeiro presidente Izídio Muraro e diretores, adquiriram a área que pertencia à senhora Joaquina das Chagas Lima, em 1972, iniciando as benfeitorias e fazendo, em conjunto com a Prefeitura, o aterro e nivelamento da região. Construção de muros externos, cancha de areia, salão de festas, dois portões de acesso, mais área de estacionamento. Em 1987, na presidência de Lauro Muraro, foram construídos alambrados e feita iluminação da cancha de areia. No ano 2000 Alceu Bianco e diretores, com parceria da Prefeitura, substituíram os alambrados, construíram cinco vestiários de alvenaria e colocaram iluminação artificial. A inauguração dos refletores ocorreu no dia 20 de julho do ano 2000, dia do 28.º aniversário do clube. Em 2001 foi demolida a antiga sede, dando lugar à atual, com nova estrutura metálica e várias ampliações. No ano 2003, a diretoria, com apoio do abnegado Jair Lucca, instalou os novos bancos de reservas e representante, com maior comodidade aos usuários. O atual patrimônio do Rubro-Negro conta com 24 mil metros quadrados e é considerados um dos mais bem equipados da capital paranaense, utilizado até por clubes profissionais com suas categorias inferiores e abrigando uma filial da Escolinha de Futebol do Atlético Paranaense.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeonato Amador de Futebol de Curitiba[editar | editar código-fonte]

  • Campeão Amador Divisão de Acesso: 1976, 19782
  • Vice Campeão Amador Divisão de Acesso: 1979, 1981
  • Campeão do Torneio Início: 1981

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Flamengo eleito time da década, http://placar.abril.com.br/capas/capas/1990/1021.jpg
  2. Campeonato Amador de Curitiba , http://www.federacaopr.com.br/?system=news&eid=164, Seção FPF
  3. História do Amadorismo , http://www.parana-online.com.br/colunistas/13/62404/, Seção FPF
  4. Todos os Juniores Campeões, http://www.parana-online.com.br/colunistas/13/59347/, Futebol Amador de Curitiba
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.