Assua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Assua (Assuwa) foi uma liga, ou confederação, de estados da faixa egeia da Anatólia Ocidental. Esta liga teria sido derrotada pelo rei hitita Tudália I por volta do ano 1 400 a.C., ou resistido até o tempo de Tudália IV, em meados ou fins do século XIV a.C. A própria função da liga foi opôr-se à expansão do império em direção ao Egeu.

Estados membros[editar | editar código-fonte]

As crônicas Hititas apontam 22 estados como membros da liga dos Assua, entre eles Uársia (Warsiya), Tarusia, Uilussa e Carquija

Algumas identificações destes nomes são motivo de controvérsia. Por exemplo Uilussa é geralmente identificada como Ílion (Troia) e Taruisa como a região da Trôade, ao redor de Troia.

Uilussa, que é associada a […]ugga ou Luca, é uma identificação problemática, porque isso expandiria a liga de Assua para costas ao sul do reino de Arzaua, no sudoeste da Anatólia, enquanto Assua aparentava ser uma liga de reinos ao norte de Arzaua.

Homero, na Ilíada, sugere a existência de duas Lícias (em 2.876-77, 5.479; Sarpedão seria o líder da "Lícia distante", enquanto em 2.824ff. 5.105 Pandareu é identificado como líder dos lícios do monte Ida, próximo a Troia). De tal modo, é possível deduzir que quando as crônicas hititas falam em […]uga e em Luca, trata-se na verdade de dois estados distintos e não de uma variação de grafia.

Fontes arqueológicas[editar | editar código-fonte]

Referências a essa confederação são encontradas apenas em tábuas, fragmentadas, que recompõem Laroche CTH 142/85 e incluem "Anais de Tudália".[1] Sabendo-se que Tudália enfrentou problemas de fronteira entre 1250 e 1200 a.C., e desde que o texto lista nações rebeldes da mesma forma que Ramessés II fazia, o primeiro consenso é datar este texto - assim como a liga de Assua - no tempo do imperador hitita Tudália IV.

Esta cronologia das guerras contra Assua coincide com todo o resto da literatura sobre a queda de Hati (centro étnico dos hititas). Por outro lado, este Tudália pode ser um rei anterior de mesmo nome (Tudália I), que governou antes de Supiluliuma I, portanto antes de 1 350 a.C..

Assua e Ásia[editar | editar código-fonte]

A palavra Assua, provavelmente, é de origem hitita; todavia, é muito semelhante ao cário-pelágio Ásis, - que quer dizer "lodo" e "lama", segundo o filólogo Carnoy, características geofísicas não raras nas costas egeias da Anatólia.

Sabe-se também que os gregos mantinham contatos com os hititas, pois Homero se refere aos Halizones do rio Alibe "rico em prata" (isto é, o rio Hális) assim como também os gregos são citados nas crônicas do Hati como "Aiaua".[2] De tal forma, sendo Assua a região asiática mais próxima à Grécia, é bem possível que os gregos tenham começado a se referir à Anatólia ocidental pelo nome de Assua, adaptando-o para o cário-pelágio Ásis, e daí Ásia, nome que foi progressivamente estendido para toda a Anatólia, e finalmente para todo continente asiático (segundo hipótese levantada por Helmut Bossert).

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bossert, Helmut T., Asia, Istanbul, 1946.
  • Brandão, Junito, Dicionário Mítico-Etimológico, Editora Vozes, Petrópolis RJ, Brasil, 1991.