Auto da devassa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Autos da Devassa)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O auto da devassa era a ordem criada no século XVIII pela rainha D. Maria I de procurar por documentos escritos ou obras de arte de um indivíduo que pudessem provar que o mesmo era um inconfidente (falta de fidelidade para com o rei ou, neste caso, a rainha).

Foi feito, por exemplo, na Inconfidência Mineira, da qual todos os integrantes possuíam documentos ou pinturas que expressavam idéias separatistas, logo, traindo o reino de Portugal.

Assim, todo o estado de tal pessoa era destruido, e ninguem poderia associar-se com o nome de familiares e uma pedra era colocada no lugar onde houve propriedade. O lugar era considerado banido e a familia ou familiares eram esquecidos. Ninguem ousava tocar a pedra que vedava que houvese nova propriedade no lugar.

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Brasil é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.