Avahi cleesei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAvahi cleesei
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Família: Indridae
Género: Avahi
Espécie: A. cleesei
Nome binomial
Avahi cleesei
Thalmann & Geissmann, 2005
Distribuição geográfica
Avahi cleesei range map.svg
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Avahi cleesei

Avahi cleesei é uma espécie de lêmure da família Indridae, endêmica da região do Parque Nacional do Tsingy de Bemaraha, ao norte do rio Manambolo, no oeste de Madagascar.[2] Foi nomeada em homenagem ao ator britânico John Cleese, astro de Monty Python, principalmente por causa do apreço de Cleese para com os lêmures, como demonstrado em "Operation Lemur With John Cleese" e "Fierce Creatures", e por seus esforços para proteger e preservar estes animais.[3]

Referências

  1. THALMANN, U.; GEISSMANN, T.; HOFFMANN, M. (2008). Avahi cleesei (em Inglês). IUCN 2011. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2011 Versão 2. Página visitada em 24 de maio de 2012.
  2. THALMANN, U.; GEISSMANN T.. (2005). "New species of woolly lemur Avahi (Primates: Lemuriformes) in Bemaraha (Central Western Madagascar)". American Journal of Primatology 67: 371-376 pp..
  3. Endangered lemurs get Fawlty name (em inglês). BBC News (11 de novembro de 2005). Página visitada em 24 de maio de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Primatas, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.