B'Tselem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

B'Tselem (em hebraico: בצלם, "à imagem de", alusivo ao versículo 1:27 do Gênesis) é uma organização não governamental israelense. B'Tselem refere-se a si propria como "o centro de informações israelense para os direitos humanos nos territórios ocupados".

A organização foi fundada em 3 de fevereiro de 1989 por um grupo de personalidades públicas de Israel - advogados, acadêmicos, jornalistas e membros do Knesset. Sua atual diretora executiva é Jessica Montell.

Os objetivos declarados da B'Tselem são "documentar e educar o público e os políticos israelenses sobre as violações dos direitos humanos cometidas pelo Estado de Israel nos territórios ocupados, empenhar-se na luta contra o fenômeno da negação entre os cidadãos israelenses e contribuir para criar uma cultura de direitos humanos em Israel."

Em dezembro de 1989 a organização recebeu o Prêmio Carter-Menil de Direitos Humanos.

B'Tselem é financiada por contribuições provenientes de diversas organizações de direitos humanos da Europa e da América do Norte.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Organizações não governamentais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.