Bandeira da província de Jujuy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Jujuy (província)
Bandeira de Jujuy (província)
Aplicação
Proporção -
Adoção 29 de novembro de 1994
Tipo regionais

A Bandeira de Jujuy é um dos símbolos oficiais da Província de Jujuy, uma subdivisão da Argentina. Jujuy é depositária da primeira bandeira da república argentina, distinção que lhe foi conferida pelo General Manuel Belgrano, seu criador. O emblema foi conservado durante muitos anos em distintos lugares: El cabildo, a igreja matriz, o parlamento, até que em 20 de abril de 1927 foi criado um salão especialmente dedicado a sua guarda.

A lei provincial nº 4816 de 29 de novembro de 1994 sancionada pelo parlamento de Jujuy diz o seguiente:

Artículo 1: Adóptase la BANDERA NACIONAL DE NUESTRA LIBERTAD CIVIL así denominada por el Cabildo de la ciudad de San Salvador de Jujuy en el acta respectiva del 25 de mayo de 1813 y que fuera entregada a éste y a su pueblo por el general Don Manuel Belgrano como BANDERA DE LA PROVINCIA DE JUJUY.


Artículo 3: La bandera provincial se representará con un paño de color blanco que reproduce exactamente al escudo que tiene pintado el pabellón donado por el General Don Manuel Belgrano, no se admiten inscripciones en el paño ni flecos agregados a los contornos.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Brasão de armas atual da Argentina

Seu desenho consiste em um retângulo de largura superior ao comprimento, fazendo com que seu desenho seja "vertical". A cor de fundo é branca e no centro está um brasão argentino da época de sua criação, seu desenho é bastante semelhante ao brasão atual da Argentina.

Referências[editar | editar código-fonte]