Benbecula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Benbecula
Benbecula
Paisagem da ilha
Benbecula está localizado em: Hébridas Exteriores
Benbecula
Localização nas Hébridas Exteriores
Coordenadas: 57° 26' 45" N 7° 19' 11" O
Geografia física
Arquipélago Hébridas Exteriores
Geografia humana
População 1 303 (2011)
Principal povoação Balivanich

Benbecula ( /bɛnˈbɛkjᵿlə/; em gaélico escocês: Beinn nam Fadhla,[1] or Beinn na Faoghla[2][3] pronunciado [peɲəˈvɤːlˠ̪ə]) é uma ilha das Hébridas Exteriores, na Escócia. É administrada pelo Comhairle nan Eilean Siar do Conselho das Western Islands.

A ilha Benbecula tem cerca de 12 km de oeste para leste e uma distância similar de norte para sul. Situa-se entre as ilhas North Uist e South Uist, com as quais está ligada por estrada em calçada elevada. Do seu aeroporto saem voos para Glasgow, Stornoway, Inverness e Barra. Não há ferrys que levem diretamente de Benbecula ao resto da Escócia.

A principal localidade em Benbecula é Balivanich (gaélico escocês: Baile a'Mhanaich) a noroeste, que é o centro administrativo das três ilhas que formam o grupo, e sede do aeroporto e do banco.

Outra povoação importante na ilha é Craigstrome, perto do ponto mais alto da mesma, Ruabhal, na metade oriental de Benbecula a 124 metros de altitude. Em contraste com a zona cultivada ocidental, na zona oriental há muitos lagos e riachos.

A vila de Lionacleit goza também de importância, por ser a sede da principal escola secundária das ilhas, e por contar com um centro desportivo, um pequeno museu e uma biblioteca.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mac an Tàilleir, Iain (2003) Placenames Arquivado em 2010-12-25 no Wayback Machine Pàrlamaid na h-Alba. Consultado 20 Agosto 2008
  2. «Benbecula - Beinn na Faoghla». Ainmean-Àite na h-Alba - Gaelic Place-Names of Scotland - Database. Consultado em 6 de junho de 2015 
  3. «Benbecula». Am Faclair Beag - Scottish Gaelic Dictionary. Consultado em 6 de junho de 2015