Benedetto Cotrugli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Comerciante nascido em Dubrovnik, Croácia, em 1416. Na época, a cidade se chamava Ragusa, e fazia parte da república de Veneza.

Cotrugli escreveu em 1458 um dos primeiros manuscritos com o sistema de partidas dobradas. Tal manuscrito foi desenvolvido no castelo de Serpico, perto de Avelino. Chamava-se Il libro dell´arte di mercatura, e, como era um manuscrito, teve poucos exemplares. Somente após 115 anos foi impresso, na cidade de Veneza, com o nome de Della mercatura e del mercante perfetto, por Francesco Patrizi. O manuscrito original perdeu-se, e a versão mais antiga que existe é de 1484 e se encontra na Biblioteca Nacional de Florença.

O livro de Cotrugli versava sobre assuntos como letra de câmbio, seguros, permutas, tipos de comércio e livros de registros, além de recomendações morais cristãs sobre a prática do comércio. O seu objetivo era melhorar tanto o desempenho profissional dos comerciantes quanto a sua ética, o que demonstra a influência que a Igreja católica exercia sobre a sociedade na época.

Para Cotrugli, os livros de registro serviriam como uma memória dos comerciantes, e se dividiriam em três tipos: livro de gastos (ricordanze), livro diário (giornale) e razão (libro grande). Embora anterior ao trabalho de partidas dobradas de Luca Pacioli, Cotrugli não alcançou a fama deste, por ter escrito um manuscrito e não um livro impresso.

Cotrugli faz parte da Escola Contista de Contabilidade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SCHMIDT, Paulo.SANTOS, José Luis dos. História do Pensamento Contábil. São Paulo. Atlas, 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cientista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Benedetto Cotrugli