Business Analysis Body of Knowledge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Guia Business Analysis Body of Knowledge, também conhecido como BABOK[1] é um conjunto de melhores práticas em análise de negócios (português europeu) ou {{{2}}} (português brasileiro) publicado pelo International Institute of Business Analysis (IIBA) provendo a estrutura para descrever as áreas de conhecimento, associado à atividades e tarefas e técnicas requeridas e constitui a Base de Conhecimento em Análise de Negócios do IIBA. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Análise de Negócios, ou Guia BABOK.

De acordo como a Integração do Modelo de Maturidade e Capacidade, organizações interessadas no processo de melhoria precisam adotar padrões da indústria da Base de Conhecimento em Análise de Negócios(e outras referências associadas) para aprimorar as entregas de projeto de um nível ad-hoc para um nível gerenciado.

Definição[editar | editar código-fonte]

O Guia BABOK é o guia que identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em análise de negócios, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo International Institute of Business Analysis (IIBA). Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicadas uniformemente a todo o trabalho da análise de negócios, sem considerar se são ou não apropriados.

O Guia BABOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar a análise de negócios possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de análise de negócios.

O guia é baseado em tarefas e atividades para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante as atividades da análise de negócios. As atividades descritas se relacionam e interagem durante a condução do trabalho e a descrição de cada um deles é feita em termos de:

  • Entradas (documentos, planos, desenhos etc.);
  • Ferramentas e técnicas (que se aplicam as entradas);
  • Elementos
  • Saídas (documentos, produtos etc.)

A versão 2009 do guia, cita 6 áreas de conhecimento e um capítulo de competências fundamentais.

  • Descrição das seis áreas de conhecimento:
  1. Análise de Negócios/Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios
  2. Análise de Negócios/Elicitação
  3. Análise de Negócios/Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos
  4. Análise de Negócios/Análise Corporativa
  5. Análise de Negócios/Análise de Requisitos
  6. Análise de Negócios/Avaliação e Validação da Solução
  7. Análise de Negócios/Competências Fundamentais

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. A sigla BABOK é uma marca registrada do International Institute of Business Analysis.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge (BABOK Guide). Third Edition ed. [S.l.]: International Institute of Business Analysis. ISBN 0-9811292-4-2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]