CPanel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O cPanel é um software de gestão de alojamento web, com interface web na porta TCP 2082, ou na porta TCP 2083 quando em modo seguro (portas padrão). Utilizado na internet.

Permite criar e-mails, contas de FTP (File Transfer Protocol), gerenciar arquivos, atribuir proteções de diretórios, adicionar tarefas cron, redirecionar e-mails, entre outras funções (lista completa: http://www.cpanel.net/docs/cpanel/)

O software ainda não funciona em Windows32 ou Windows64, mas já foi lançada 1ª versão alpha do mesmo.

Inclui o modulo WHM (Web Host Manager) para manutenção de clientes, e a instalação de HTTP, SMTP, e outros serviços para alojamento web, que funciona na porta TCP 2086, ou na porta TCP 2087 quando em modo seguro (portas padrão).

Utilizando os temas RVSkin, é possível ter o cPanel em Português. Poderá visualizar uma imagem da versão 8 do RVSkin em [1]

Existem ainda diversos temas para o cpanel como o X, X2, X3, xpbr, ckin, entre outros, sendo alguns deles pagos e outros gratuitos. O software de administração web já vai na versão 11, que traz varias melhorias, como por exemplo um novo skin, o x3, e ainda varias funções, como um novo gestor de arquivos via web e os menus de navegação em ajax.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.