Cacatua-rosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCacatua-rosa
Stavenn Cacatua leadbeateri 00.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Cacatuidae
Género: Lophocroa
Espécie: L. leadbeateri
Nome binomial
Lophocroa leadbeateri
Vigors, 1831
Distribuição geográfica
Bird range major mitchells cockatoo.png

A cacatua-rosa (Lophocroa leadbeateri),também conhecida como Cacatua do Major Mitchell, é uma cacatua de tamanho médio, restrita às áreas áridas e semi-áridas do interior da Austrália. Ela era geralmente colocada no gênero Cacatua em épocas recentes, embora as evidências disponíveis sugiram que esta espécie deva ser colocada num gênero monotípico, Lophocroa (Brown & Toft, 1999), sendo tal seguido na lista do Congresso Ornitológico Internacional.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Se alimentam basicamente de vegetais. Usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes ou para morder frutos. A maxila superior, maior que a inferior, tem relativa mobilidade. Termina em um gancho pontudo, que utiliza para se alimentar e escalar. A língua costuma ser grossa e áspera.

A Cacatua Rosa é grande, gulosa, curiosa e, quando não está disposta à brincadeiras, não hesita em bicar o dedo do "colega". Com as cores de sua plumagem e de seu bico, é considerada a mais bonita das cacatuas.É nomeada em homenagem ao Major Sir Thomas Mitchell, que escreveu: Poucas são as aves que podem dar vida as florestas monóntonas da Austrália como esta linda ave de asas com plumas rosa e a crista "florida".

Referências

  1. Parrots IOC World Bird List. Visitado em 19 de Setembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cacatua-rosa
foto da cacatua-rosa.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.