Canal de Salwa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Canal de Salwa
Localização
País Arábia Saudita

O Canal de Salwa é uma proposta de rota de navegação e projeto de turismo através da Arábia Saudita ao longo de sua fronteira com o Catar, efetivamente transformando este último em uma ilha.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A fronteira da Arábia Saudita com o Catar tem sido palco de vários confrontos violentos e os dois países apenas finalizado as suas fronteiras em 2001.[1] Em junho de 2017, Arábia Saudita, juntamente com vários outros países cortaram as relações diplomáticas com o Catar e impuseram um bloqueio por terra, mar e ar. Em dezembro de 2017, a Arábia Saudita, disse que o fechamento da fronteira de Salwa e seria permanente.

Proposta[editar | editar código-fonte]

Um leilão está previsto para acontecer no dia 25 de junho de 2018. A empresa vencedora desse leilão, está previsto para ser anunciada dentro de três meses, E deverá iniciar a construção imediatamente.[2] A proposta de hidrovia é de 200 m de largura e vai ser escavada a uma profundidade de até 20 m para fornecer um máximo de projeto naval de 12 m. Isso permitiria que o canal possa acomodar cargas, contêineres e navios de passageiros, até um comprimento de 295 m. O custo preliminar foi estimado em SR 2,8 bilhões (US$747m). A proposta de canal, vai ser construído entre um e cinco quilômetros da fronteira do Catar, com a terra no lado da fronteira para ser usado pelos militares e guardas de fronteira.

A Proposta também tem uma racionalidade comercial com o desenvolvimento do turismo de resorts ao longo da nova hidrovia, incluindo hotéis e resorts com casas privadas. O plano ainda inclui a construção de portos e a possibilidade de uma zona de comércio livre.

O relatório do governo Árabe aponta que o projeto possa ser concluído no prazo de 12 meses, comparando-o com outro projeto de 72 km de via, do Canal de Suez, que demorou cerca de 12 meses para terminar.[3] No entanto, apenas metade da distância envolvida precisou escavar novos cursos de água, enquanto que o restante foi apenas através do alargamento dos canais existentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências