Canal lacrimal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Canal lacrimal é a denominação dada ao ducto que conduz a lágrima das glândulas lacrimais até a superfície do olho.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O que é: A obstrução do canal lacrimal geralmente é causada por um processo inflamatório ou mesmo congênito.

Sintomas: O principal sintoma é o lacrimejamento constante, geralmente unilateral. Quando o canal lacrimal fica muito tempo obstruído, pode haver inflamação ou infecção, pois a lágrima permanece retida por um período muito longo. Nesse caso, o local da inflamação – canto interno e inferior do olho, próximo à base do nariz – fica vermelho, inchado e dolorido. Em alguns casos há saída de secreção purulenta pelo orifício de entrada do canal lacrimal.

Tratamento: A orientação é realizar massagem no local de três a quatro vezes ao dia para tentar desobstruir o canal lacrimal. No caso de inflamação, deve-se associar compressas quentes ou anti-inflamatórios. Quando não há melhora, recorre-se a cirurgia.